MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Câmara volta a discutir abertura de supermercados aos domingos e feriados

O presidente do Legislativo apucaranense, vereador Mauro Bertoli (DEM) recebeu quinta-feira pela manhã o diretor presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Apucarana (Siecap), Anivaldo Rodrigues da Silva. Durante o encontro, que foi acompanhado

Da Redação

·
Mauro Bertoli e Anivaldo da Silva
Icone Camera Foto por Reprodução
Mauro Bertoli e Anivaldo da Silva
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.05.2018, 08:42:00 Editado em 25.05.2018, 08:45:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Legislativo apucaranense, vereador Mauro Bertoli (DEM) recebeu quinta-feira pela manhã o diretor presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Apucarana (Siecap), Anivaldo Rodrigues da Silva. Durante o encontro, que foi acompanhado pelo Procurador Jurídico da Câmara Municipal, advogado Petrônio Cardoso, os presidentes discutiram a regulamentação do horário de abertura dos mercados, supermercados e hipermercados aos domingos e feriados.

“Iniciamos uma conversa para regulamentar a abertura dos mercados, supermercados e hipermercados aos domingos e feriados em nossa cidade. Entendemos que existe um acordo e que a abertura atualmente é legal, mas vamos aprofundar o assunto. Adianto, porém, que a partir do próximo ano esses estabelecimentos comerciais não abrirão mais na Sexta-feira Santa. Este será um projeto de minha autoria e responsabilidade. Desde já conto com o apoio e a aprovação dos demais vereadores”, declarou o presidente Mauro Bertoli.
Bertoli destacou ainda que outras datas deverão ser incluídas nesse projeto como os feriados de Corpus Christis, Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Dia dos Pais e Nossa Senhora de Lourdes (padroeira da cidade de Apucarana). “Com o sindicato iremos, também, regulamentar o horário de funcionamento aos domingos”, acrescenta.

Anivaldo Rodrigues explicou que a conversa com Bertoli foi produtiva e que o próximo passo será uma reunião com os demais membros do sindicato para apresentar as propostas que foram conversadas durante o encontro. “Assim que tivermos uma posição voltamos a conversar com a Câmara, que irá se posicionar. Até agora não fechamos a nossa Convenção Coletiva. O que esperamos é o melhor para os funcionários do setor”, concluiu o presidente do sindicato.

Rodrigues lembra que, além da polêmica da abertura na Sexta-feira Santa, a mesma questão voltou em pauta no domingo do dia 13 de maio, quando foi comemorado o Dia das Mães. “Soltamos uma Nota de Repúdio. Fomos contra a abertura dos mercados, supermercados e hipermercados nesta data. Procuramos as redes de supermercados de Apucarana para que não abrissem seus estabelecimentos nesta data especial, mas por força do Decreto 9.127/2017 assinado pelo presidente da República, Michel Temer, todas as possibilidades de negociação foram tiradas. As redes não acataram o pedido do sindicato. Aonde foram parar os valores? Isso é desumano, é uma data tão importante, como a Sexta-feira Santa. É inaceitável, é cruel”, diz Anivaldo.

A abertura de supermercados aos domingos e feriados já foi objeto discussão na Câmara de Apucarana em outras ocasiões. Vereadores têm se manifestado contra a posição do empresariado. A Igreja Católica também tem se levantado contra o trabalho aos domingos e datas especiais, por entender que os trabalhadores merecem estar com seus familiares nessas ocasiões.

Para que haja uma mudança na regulamentação do horário desses estabelecimentos é necessária uma discussão também com o Poder Executivo.

 

 

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara volta a discutir abertura de supermercados aos domingos e feriados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!