Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Encontro discute boas práticas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na América Latina

.

Apucarana esteve representada no “High Level Regional Forum: Atingindo os ODS na América Latina”, encontro que iniciou na quinta-feira e se encerra nesta sexta-feira (18), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), que representou o prefeito Beto Preto, esteve acompanhado por diretores da Autarquia Municipal de Educação (AME) e Secretaria Municipal de Assistência Social.

Alinhado com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o encontro objetiva apresentar boas práticas e compartilhar casos de sucesso da América Latina no sentido de atingir os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e na integração de ações entre governo, setor privado, sociedade civil e academia.

O evento contou com palestrantes brasileiros e de especialistas de outros países, entre os quais diretores do Secretariado Internacional do UNGC Cities Programme. “Durante o fórum, no Painel Parcerias e Meios de Implementação dos ODS nos governos locais, foi feito o  lançamento da Plataforma de financiamento City Partnership Challenge, que poderá ser uma iniciativa importante especialmente aos municípios com mais de 20 mil habitantes”, cita Junior da Femac.

O vice-prefeito Junior da Femac afirma que Apucarana foi convidada para participar do evento pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros. “Fomos convidados pelas ações de desenvolvimento urbano colocadas em prática a partir de ferramentas de planejamento, como a Lei de Zoneamento e o Plano Diretor”, destaca Junior da Femac, acrescentando que o fórum reforçou a necessidade do planejamento das ações que acontecem na administração pública.

“O secretário de Desenvolvimento Urbano enalteceu o atual estágio de desenvolvimento de Apucarana. Segundo ele, o planejamento alinhado com boas práticas de gestão tem marcado o trabalho do poder público de Apucarana”, afirma Junior da Femac, lembrando que estava prevista a participação de Silvio Barros nesta sexta-feira do painel Atingindo os ODS no Estado do Paraná.

Junior da Femac lembra que Apucarana aderiu à agenda da ONU no ciclo 2000/2015, quando as metas eram chamadas de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). “Naquela época, o trabalho em Apucarana era coordenado pela minha mãe, Maria Toschi. Depois, quando foi  definida uma nova agenda até 2030 com a denominação de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a coordenação coube à hoje vereadora Márcia Sousa”, recorda Junior da Femac, acrescentando que diversas iniciativas da Prefeitura de Apucarana são desenvolvidas tendo em vista o cumprimento da agenda da ONU.

O “High Level Regional Forum” foi uma promoção da Rede Brasileira do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), do Programa Cidades e do PRME (Princípios para Educação Executiva Responsável – iniciativas irmãs do Pacto Global), com o patrocínio da Copel e o apoio do Governo do Paraná, Paranacidade, CEDES, Celepar e ISAE Escola de Negócios.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber