Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Beto Preto anuncia reformasem 34 UBSs e postos de apoio

.

Medida foi definida após levantamento da situação estrutural de todos prédios de unidades básicas de saúde e postos de apoio (Foto – Profeta)
Medida foi definida após levantamento da situação estrutural de todos prédios de unidades básicas de saúde e postos de apoio (Foto – Profeta)

As 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 6 Unidades de Apoio da Saúde de Apucarana vão passar por melhorias estruturais, incluindo reformas e ampliações, bem como substituição do mobiliário. A medida foi anunciada hoje pelo prefeito Beto Preto, após reunião com a direção da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) em seu gabinete, ocasião em que o setor de engenharia daquela pasta apresentou um levantamento fotográfico da situação das instalações de cada um dos 34 prédios que prestam serviços de atenção básica à população.

Acompanhado do vice-prefeito, Junior da Femac; dos secretários de Obra, Herivelto Moreno; de Fazenda, Marcelo Machado; de Gestão Pública Nikolau Cernesku; e o chefe de gabinete, Laércio de Moraes, Beto Preto analisou caso a caso e definiu as melhorias e reformas que serão feitas em cada uma das UBSs e unidades de apoio.

“Cada unidade passou pelo crivo do prefeito Beto Preto, que definiu as respectivas intervenções estruturais, umas em quantidade menor e outras maiores”, revela Marcelo Machado. Os serviços, segundo ele, vão desde reformas, ampliações, instalações de novas salas de espera, adequações na cobertura, troca de janelas, esquadrilhas e portas e pintura, entre outros serviços. “Alguns prédios apresentam problemas de rachaduras já que a maioria é antiga”, detalha Marcelo Machado.

Estimando um investimento em torno de R$ 2 milhões, com recursos próprios do município, Machado prevê o início do trabalho de melhorias nas UBSs para o mais breve possível. “A prefeitura vem fazendo investimentos constantes nas UBSs, porém este trabalho que vai ser feito de maneira mais intensa a partir do segundo semestre, para que possamos concluir essas obras em 2019”, planeja Machado.

HUMANIZAÇÃO – O grande objetivo dessa intervenção (melhorias, reformas e ampliações), enfatiza o prefeito Beto Preto, é aumentar o conforto dos pacientes e servidores. “Estamos propondo esses investimentos na parte estrutural das UBSs com o objetivo de melhorar o acolhimento dos pacientes e também prevendo ampliação do horário de atendimento em algumas delas para 18 horas diárias, como é o caso da UBS Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa”, afirma o prefeito Beto Preto.

O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, lembra que o investimento na estrutura das unidades, determinado pelo prefeito Beto Preto, vai permitir uma maior humanização no atendimento à população. “Além do trabalho prestado pelos servidores, a estrutura física também faz parte do processo de humanização na rede pública de saúde. Nos próximos dias vamos definir as prioridades para iniciar essas obras voltadas a melhoria ao acesso e recepção dos pacientes nos serviço das unidades”, destaca Kaneta.

Nas melhorais anunciadas para as UBSs também está prevista a substituição de equipamentos, incluindo o mobiliário. Também participaram da reunião o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta; o vice-presidente, Emídio Bachiega; Superintendente da Atenção Básica da Autarquia de Saúde, Marcelo Viana de Castro;  a engenheira da AMS, Ana Karine Alves Vieira; o procurador jurídico da Autarquia Municipal de Saúde, Cecílio Luz Junior; e  o supervisor do departamento de relações com a comunidade, Natal Batista.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber