MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Serviço de iluminação pública apresenta bons resultados

O Instituto de Desenvolvimento Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) divulgou nesta semana balanço dos serviços de iluminação pública. De acordo com relatório mensal, 82% das solicitações de manutenção foram atendidas no prazo de 48 horas. Além

Da Redação

·
Serviço de iluminação pública apresenta bons resultados
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.05.2018, 15:38:00 Editado em 16.05.2018, 15:40:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto de Desenvolvimento Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) divulgou nesta semana balanço dos serviços de iluminação pública. De acordo com relatório mensal, 82% das solicitações de manutenção foram atendidas no prazo de 48 horas. Além disso, a Prefeitura fez a ampliação de cerca de três quilômetros de rede, levando a iluminação pública para locais onde ela não existia.

continua após publicidade

Conforme explica o engenheiro eletricista Lafayete Luz, diretor-presidente do Idepplan, a Prefeitura executa os serviços de iluminação pública através da contratação de empresas terceirizadas. “A colocação de postes e ampliação de rede é feita pela Pupo Engenharia, enquanto a colocação de braços, lâmpadas conexões, soquetes, reatores e relés está a cargo da Tecnoluz Eletricidade Ltda”, informa Lafayete.

Em 2016, com a resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que transferia ao Município os ativos da iluminação pública, a Prefeitura assumiu todo o serviço em cerca de 18 mil pontos. “Foi um período de incertezas e que transformou a gestão da iluminação pública em grande desafio para as prefeituras. Mas graças à atuação da nossa equipe, estamos obtendo bons resultados. Alvo de muitas reclamações antes da mudança, a área gera atualmente raras queixas da população”, ressalta o prefeito de Apucarana, Beto Preto.

continua após publicidade

Das 709 solicitações  de manutenção feitas entre meados de abril e maio, 349 (49,2%) foram atendidas no mesmo dia, outras 175 (24,7%) no prazo de um dia e 56 (7,9%) em 48 horas. “Atingimos 82% de resolução em 48 horas, que é o prazo máximo estipulado junto à empresa contratada”, comemora Lafayete.

Há, entretanto, situações que levam mais de 48 horas para serem resolvidas e que fogem da dinâmica de atendimento estabelecida. “Isso pode acontecer em períodos de chuva, locais de difícil acesso ou por precariedade nas informações repassadas pelo solicitante”, cita Lafayete, informando que as solicitações devem feitas pelo 0800 6001428, um serviço sem custos, inclusive para ligações feitas a partir de celular.

EXPANSÃO DA REDE – Nos últimos 90 dias, a Prefeitura está atuando para ampliar a rede de energia em cerca de 30 pontos da cidade. “São pequenos trechos onde não existia rede e, por conseqüência, iluminação pública. São locais de passagem de pedestres que estavam na escuridão”, observa Lafayete.

continua após publicidade

Nesta situação, estavam várias ligações interbairros que foram asfaltadas e, na sequência, recebem também a iluminação pública. “Um exemplo é a ligação entre os núcleos habitacionais João Paulo e Osmar Guaracy Freire, através da Rua Rio Pirapó, que foi asfaltada recentemente. Já colocamos os postes da rede e nos próximos dias será a vez dos braços e das lâmpadas de vapor metálico de 150 watts”, cita o diretor-presidente do Idepplan.

Outro exemplo é a Rua Antônio Cardoso, na ligação do Núcleo Habitacional João Goulart e a Vila Montreal. “Trata-se de um fundo de vale, por onde passa um córrego. A rede de energia parava em cada um dos lados da ponte e foi necessário colocar dois postes para executar 100 metros de extensão”, explica Lafayete.

Na Rua José Maria Verdasca, localizada no Parque Bela Vista, também não havia rede elétrica. “É uma via que tem diversas casas num trecho de cerca de 120 metros e onde colocamos 5 postes”, afirma. Outro trecho é a travessia de pedestres na linha férrea, pela Rua Sófocles, ligando a Vila Nova ao Núcleo Popular, onde foram colocados três postes para expansão da rede.

Há, porém, situações em plena área central que estão sendo resolvidas. “É o caso do final da Avenida Pirapó, na ligação com a Rua Governador Roberto da Silveira, nas imediações da Caramuru. Neste trecho de cerca de 70 metros, colocamos dois postes para ampliar a rede”, informa Lafayete.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Serviço de iluminação pública apresenta bons resultados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!