Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Apucarana alcança 60% da meta de vacinação

.

Incluindo as 3.885 doses aplicadas no último sábado, Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, Apucarana já atingiu 60% da meta de vacinar 38.857 pessoas. Considerando satisfatório o comparecimento da população aos 26 postos de vacinação que ficaram abertos até as 17 horas do dia 12 de maio, a direção da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) lembra que a imunização contra os vírus da influenza segue até primeiro de junho, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16h30, em 23 Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação.

“Até o momento foram aplicadas 23.328 doses da vacina na população alvo da campanha no nosso município, incluindo neste número os portadores doenças crônicas”, informa o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

Dentro dos grupos prioritários, o dos idosos está bem perto de atingir a meta de cobertura. “Estamos na metade do período da campanha e já registramos uma cobertura de 75,90% entre o público 15.227 pessoas acima de 60 anos”, detalha coordenador do setor de epidemiologia, Luciana Pereira da Silva.

Já o grupo das crianças está no lado oposto do percentual de vacinação. A meta é imunizar 7.299. crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), mas a cobertura está em apenas 36,92%. As autoridades de saúde esperam melhorar este índice através de uma parceria com a Autarquia Municipal de Educação, que encaminhou comunicado aos pais de alunos de escolas e CMEIs.

O texto visa conscientizar os responsáveis pelas crianças da importância da vacinação e das consequências da gripe. “Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é segura e reduz consideravelmente as taxas de internação hospitalar por pneumonia e de mortalidade por complicações da influenza. Em outras palavras, não há motivo para deixar seu filho desprotegido”, diz parte do comunicado.

Nos demais grupos prioritários a cobertura é a seguinte: trabalhadores da saúde, 72,11%; puérperas, 60,77%; professores, 56,33%; e gestantes, 56,25%.

Os grupos prioritários com direito de receber a vacina contra gripe gratuitamente através do Ministério da Saúde é formando por crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias pós-parto); idosos a partir de 60 anos;  povos indígenas;  adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócio-educativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;  trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; professores ativos de escolas públicas e privadas (ensino infantil, fundamental, médio e ensino superior). Também são imunizadas pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais.

META VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM APUCARANA – 38.857 pessoas

IDOSOS: 15.227

CRIANÇAS: 7.299

GESTANTES: 1.273

PUÉRPERAS: 209

PROFESSORES: 1.619

TRABALHADORES DA SAÚDE: 1.983

PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS: 11.247

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber