Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Autarquia de Saúde capacita médicos para pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde

.

Doze médicos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que atuam na rede pública de saúde de Apucarana, participaram hoje (9) de uma capacitação voltada ao atendimento do pré-natal em sete Unidades Básicas de Saúde. Dez desses profissionais são cubanos e dois são brasileiros.

Outros 50 profissionais da Autarquia Municipal de Saúde, entre médicos e enfermeiros, passaram por esse processo de capacitação no primeiro semestre do ano passado para formar as equipes responsáveis para o atendimento do pré-natal nas UBSs. “Esses 12 médicos chegaram depois do curso, em julho, e agora também foram capacitados”, informa superintendente da Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana de Castro.

A capacitação foi ministrada por profissionais da rede municipal de saúde, os médicos ginecologista obstetra Alexandre Gambaro e Guilherme Andrade Maistro; o médico especialista em Saúde da Família, Luiz Antonio Vilela; e a enfermeira obstetra Giordana Maronezzi.

A realização do pré-natal nas UBSs faz parte da estratégia de descentralização do atendimento da Escola da Gestante e atende a uma recomendação do programa Rede Mãe Paranaense, do Governo do Estado, como forma de facilitar o acesso procedimento médico.

O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, detalha que a consulta pré-natal nas UBSs tem como foco as mulheres com gestação de baixo risco e que o atendimento é prestado por médicos com especialidade em Medicina da Família e Comunidade. Os casos identificados durante as consultas como gestação de risco intermediário e alto risco serão encaminhados a Escola da Gestante e passam a ser acompanhados simultaneamente pelo obstetra daquele local, bem como pelo médico da UBS da comunidade em que a mulher grávida residir.

O pré-natal é realizado nas unidades Valdecir de Paula, no Jardim das Flores; Eunice Penharbel, no Residencial Sumatra; Antonio Sachelli, no Jardim Colonial; Bolivar Pavão, no Jardim América; Takaiti Myadi, no núcleo Dom Romeu; e Marcos Mascaro, no Parigot de Souza.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber