Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Evento debate planejamento das cidades no Paraná

.

O vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac), que também é vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e coordenador do Conselho das Cidades da FIEP, participou na noite de terça-feira (08/05), no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba, de um evento que debateu o desenvolvimento sustentável das cidades paranaenses. Promovido pela Comunitas, juntamente com o Núcleo de Governança do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, e outros parceiros, o encontro abordou principalmente as boas práticas em planejamento a serem adotadas pelas cidades, sobretudo, dentro da perspectiva das novas tecnologias.

“A partir da gestão do prefeito Beto Preto, Apucarana voltou a ser pensada de forma eficaz, planejada para o futuro. Com um novo plano diretor, hoje o município vive uma nova perspectiva de desenvolvimento e é para nós uma grande satisfação termos sidos convidados para este importante evento, oportunidade de estarmos alinhados com as discussões e práticas mais atuais no setor”, frisou Júnior da Femac.

Ele destaca que o debate contou com a participação de figuras importantes, como a do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, do vice-prefeito Eduardo Pimentel, do presidente do sistema FIEP, Edson Luiz Campagnolo, da diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, dos membros do Núcleo de Governança do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, José Roberto Marinho e Fábio Ermírio de Moraes, gestores municipais, lideranças empresariais, representantes da academia e sociedade civil organizada.

“As cidades já vivem e, nos próximos anos ainda com maior força, um novo momento, cenário que exige novos olhares para o planejamento urbano. Em pouco tempo teremos mais carros elétricos, por exemplo. As novas tecnologias são outros fatores que precisamos estar atentos, com aplicativos que hoje já influenciam na mobilidade urbana e que vão evoluir muito ainda. As pessoas vão começar a repensar a necessidade de se ter um carro e isso impacta diretamente na questão do planejamento no que tange estacionamento, garagens das novas residências, edifícios, entre outros pontos”, exemplificou Júnior da Femac, vice-prefeito de Apucarana.

Durante o evento também se discutiu a relevância de um maior aproveitamento dos parques, praças e outros locais públicos como áreas de convivência. “Em três décadas, muita coisa vai mudar no dia a dia das cidades e isto precisa ser planejado hoje, demandando real atenção dos gestores públicos”, disse Júnior, salientando que a administração municipal de Apucarana está inserida no “roll” de cidades que valorizam o planejamento urbano.

O encontro na capital paranaense também serviu para a apresentação da publicação que sistematiza as ações de curto, médio e longo prazo definidas para o “Curitiba 2035”, uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba, Comunitas e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) que visa a orientar o processo de desenvolvimento da cidade para as próximas duas décadas e que está sendo construído de forma integrada entre o poder público, a iniciativa privada e representantes da sociedade civil organizada.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber