Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Vice-prefeito participa da homenagem a ex-pracinhas

.

O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BI Mec)  realizou nesta terça-feira (08/05) a solenidade alusiva ao Dia da Vitória, em comemoração aos 73 anos da participação da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial. A cerimônia ocorreu no Centro Cívico José de Oliveira Rosa, em frente do Monumento ao Expedicionário, e contou com as presenças dos ex-pracinhas Antônio Ferreira Dantas e João Estevam Bérgamo.

A solenidade foi presidida pelo tenente-coronel José Luis Barbosa Deina, comandante do 30º BI Mec, e contou com a presença do vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), que no ato representou o prefeito Beto Preto, e do presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Bertoli. Também participaram da cerimônia soldados do 30º BI Mec, colaboradores eméritos do Exército e um grupo de estudantes do Colégio Platão.

Para homenagear os ex-pracinhas, foi colocada uma corbélia de flores no Monumento ao Expedicionário. O dia 8 de maio de 1945 ficou conhecido como o Dia da Vitória por ter sido a data formal da derrota da Alemanha Nazista em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. O Brasil participou do conflito com o efetivo de aproximadamente 25 mil combatentes da FEB, que atuaram nos campos da Itália em batalhas como Camaiore, Monte Castelo, Castelnuovo, Montese, e Fornovo, entre outras.

Junior da Femac ressalta que o Dia da Vitória remete a um momento histórico e que precisa ser relembrado, especialmente para que as novas gerações tenham conhecimento. “Significou a vitória da liberdade, da paz, do respeito, da tolerância e da democracia, contra o totalitarismo e a tirania. Houve muitos sacrifícios humanos no teatro de operações da Europa. Dos mais de 25 mil combatentes que foram enviados, em torno de 450 perderam a vida. Muita gente lutou pela liberdade que desfrutamos hoje e temos que zelar por essa conquista”, frisa Junior da Femac.

O tenente-coronel Deina lembra que cerca de 10 ex-combatentes da FEB estão vinculados à seção de inativos e pensionistas do 30º  BI Mec, mas por questões de saúde e de locomoção nem todos conseguem participar do evento. Os ex-dois combatentes da FEB que participaram da solenidade estão com 97 anos, moram em cidades da região e vieram para Apucarana especialmente para participar das homenagens.

“O senhor Bérgamo e senhor Dantas participaram deste contingente e são a história viva dos feitos heróicos naquela oportunidade. Temos o dever de gratidão a esses legítimos heróis da pátria, que lutaram bravamente pelos ideais de democracia, de liberdade e de paz”, salienta o tenente-coronel Deina.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber