Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Saúde registra falta parcial da vacina contra gripe

.

Saúde registra falta parcial da vacina contra gripe
Saúde registra falta parcial da vacina contra gripe

Resultado de uma logística de distribuição fracionada já prevista dentro da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana comunica à população de Apucarana o desabastecimento parcial da vacina. O estoque das doses da central de distribuição da autarquia e de duas UBS, Romeu Milani, na região central da cidade, e a Leopoldo H. Junior, na Vila Nova, estava esgotado.

“A previsão de reabastecimento das doses da vacina, conforme informação da 16ª Regional de Saúde, é para próxima semana. Mas podemos garantir que haverá vacina suficiente para atender as 38.857 pessoas da meta do município. Teremos apenas de adiar por alguns dias a continuidade da vacinação nas UBSs que esgotarem o estoque. Contamos com a compreensão da população e pedimos um pouco de paciência”, declara o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

O coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva, explica que a distribuição fracionada das doses da vacina já estava prevista. “O Ministério da Saúde passa as doses para Secretaria de Estado da Saúde, que repassa para as regionais de saúde e que, por sua vez, entregam para os municípios através das autarquias e secretarias municipais de saúde”, explica Luciano Pereira, lembrando que o desabastecimento por um curto período de tempo ocorreu também nas campanhas dos anos anteriores.

“O importante, conforme histórico de campanhas passadas, é que nenhuma pessoa dos grupos prioritários ficou sem a vacina e ainda foi possível estender a imunização para outras faixas etárias da população”, observa Luciano Pereira.

 Balanço da primeira semana

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) também divulgou hoje o balanço da primeira semana da campanha de vacinação contra a gripe em Apucarana. Entre segunda e sexta-feira da semana passada foram vacinadas 10.508 pessoas, correspondendo a 27% da meta de imunizar 38.857 apucaranenses que formam os grupos prioritários no município.

Os trabalhadores da saúde são responsáveis pela maior cobertura nos primeiros cinco dias da campanha.  Foram vacinados 858 dentro do público alvo de 1.983, ou seja, 43%. Mantendo a tendência dos últimos anos, os idosos também se apressaram e 5.813 deles se imunizaram até o momento. O grupo prioritário de pessoas a partir de 60 anos é formando por 15.227, portanto 38,2% já estão imunizados.

As puérperas (até 45 dias pós-parto) e gestantes também estão respondendo o chamamento da campanha de vacinação e já atingiram 31% e 29% de cobertura vacinal, respectivamente. Os professores, por sua vez, alcançaram 24% da meta, enquanto os doentes crônicos chegaram a 17%.

O menor percentual de cobertura é das crianças 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Foram vacinadas 1031 dentro da meta de 7.299, num percentual de 14,2%. A vacinação contra gripe começou no dia 23 de abril e segue até 1º de junho. O Dia D da campanha está previsto para 12 de maio, um sábado.

O público-alvo da campanha é formado por crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias pós-parto); idosos a partir de 60 anos;  povos indígenas;  adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócio-educativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;  trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; professores ativos de escolas públicas e privadas (ensino infantil, fundamental, médio e ensino superior). Também são imunizadas pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais.

META VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM APUCARANA – 38.857 pessoas

IDOSOS: 15.227

CRIANÇAS: 7.299

GESTANTES: 1.273

PUÉRPERAS: 209

PROFESSORES: 1.619

TRABALHADORES DA SAÚDE: 1.983

PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS: 11.247

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber