Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Laboratório Municipal dobra capacidade de atendimento

.

A restruração do laboratório da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, com a instalação de novos equipamentos, e adequação de mais espaço nos setores de coleta de exames e informatização, já começou a surtir resultados positivos. O número de agendamento e exames laboratoriais, entre janeiro e abril deste ano já saltou da média de 12 mil para 20 mil ao mês.

O balanço dos últimos três meses mostra avanços dentro das metas estabelecidas pelo prefeito Beto Preto e direção da AMS, visando ampliar significativamente a oferta de exames. “Trabalhávamos com uma média mensal de 12 mil exames e a finalidade é elevar gradativamente esse número ate alcançar o patamar de 40 mil exames/mês”, anuncia o médico Beto Preto.

No final de janeiro, a coleta de exames do laboratório municipal foi transferida do terceiro andar para o térreo da Autarquia de Saúde, e isso permitiu aumentar de 4 para 7 as salas de coleta, bem como disponibilizar uma área de espera mais ampla, dotada de  80 assentos.

“Uma reivindicação antiga dos usuários, essa mudança não só possibilitou aumentar o número de atendimento como também ofereceu maior comodidade aos pacientes. Por receito de usar o elevador, muitos deles tinham dificuldade de acessar o terceiro andar. A nova área permite uma maior agilidade no processo de acolhimento, coleta e processamento desses exames”, avalia o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, lembrando que o laboratório de análise dos exames foi mantido no terceiro andar do prédio da autarquia.

As adequações no Laboratório Municipal de Apucarana, no entanto, começaram no segundo semestre do ano passado quando foi iniciado o processo de informatização no setor.  A medida agilizou os procedimentos e ainda reduziu o número de vezes em que o paciente precisa se descolar até o prédio da AMS para receber o atendimento.

Além do processo de informatização, o laboratório da Autarquia Municipal de Saúde recebeu em novembro de 2017 equipamentos modernos para agilizar a análise de exames. “Toda a estrutura está instalada e, em breve, esperamos poder alcançar a média de 40 mil exames ano mês”, afirma o prefeito Beto Preto.

Novos equipamentos estão em funcionamento

Três novas máquinas modernizaram e agilizaram a análise de exames do laboratório municipal. Uma delas realiza a leitura de hemograma. Outra realiza exames bioquímicos, como o de ácido úrico, colesterol, glicemia e uréia, entre outros. E a terceira é utilizada para análise de urina.

“Todos os serviços são automatizados, permitindo elevar significativamente o número de análises diárias”, detalha a bioquímica, Beatriz Scaff, acrescentando que todos os equipamentos são modernos, garantindo mais eficiência nos serviços prestados.

O laboratório municipal realiza 50 tipos de exames e o tempo de espera era – em média – de 30 dias. “A principal meta agora é reduzir ou até mesmo zerar a fila para realização de exames laboratoriais, melhorando a qualidade do serviço público de saúde para nossa população”, destaca o secretário de saúde Roberto Kaneta.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber