Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Cultivo de banana avança em Apucarana

.

O cultivo de banana tem avançado em Apucarana. Impulsionados pelo Programa Terra Forte, da Secretaria de Agricultura do município, os produtores estão ampliando a área de plantio. Eles aproveitam da boa lucratividade da fruta, uma das mais rentáveis atualmente. O lucro líquido, em algumas situações, chega a ser o dobro de culturas tradicionais, como o café, que vêm perdendo espaço para fruta.

O produtor Luiz Carlos Martarelli têm investido no cultivo da banana. “Comecei a plantar a fruta há cerca de quatro anos. Ela demora em torno de dois anos para começar a produzir em escala comercial, mas vale a pena. Hoje, tenho cerca de 1,5 mil pés em produção. Outros 3 mil já estão em formação e devem começar a produzir em breve”, afirma.

Na propriedade do agricultor, a produção atual é de 2,4 toneladas de banana por mês. A área plantada é de cerca de quatro hectares. As bananeiras dividem espaço com os pés de café, mas por pouco tempo. “Esta será a última colheita de café nesta área. Depois de colher, vamos retirar todos os pés de café e aumentar a produção de bananas”, afirma ele.Com a retirada do café, pelo menos mais 2,5 mil bananeiras devem ser plantadas, aumentando o cultivo para 7 mil pés da fruta. 

“Tenho outras frutas plantadas, mas a banana tem sido a mais rentável. Pelos meus cálculos, o aumento de lucratividade, na comparação com o café, chega a 100%”, destaca Martarelli.Apesar do potencial da fruta, a maior parte do cultivo ainda é composto por pequenos produtores. No entanto, o número de agricultores vem crescendo. Muitos, aliás, tem feito o mesmo caminho de Martarelli: a substituição do café pela fruta. 

“A banana é bem mais fácil de cultivar, demanda menos mão-de-obra e tem se mostrado bastante rentável”, afirma o secretário municipal de Agricultura, José Luiz Porto.A banana é uma das 10 frutas incluídas no Programa Terra Forte, programa da Prefeitura de Apucarana que fornece subsídios e apoia os pequenos produtores, sobretudo aqueles que fazem parte da agricultura familiar, fornecendo insumos e estrutura. O programa conta hoje com 300 pequenos produtores. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber