MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Apucaranense exporta jogos terapêuticos na área da psicologia para países da América e Europa

A psicóloga apucaranense Maria Salete Arenales trouxe para a área da saúde um novo conceito de psicoterapia para adolescentes e idosos. Com muito trabalho e dedicação ela lançou neste mês de abril seu terceiro material de apoio. Os jogos que auxiliam os p

Da Redação

·
Psicóloga criou jogos de tabuleiro para trabalhar com adolescentes e idosos. (Foto - divulgação)
Icone Camera Foto por Reprodução
Psicóloga criou jogos de tabuleiro para trabalhar com adolescentes e idosos. (Foto - divulgação)
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.04.2018, 10:40:00 Editado em 30.04.2018, 15:39:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A psicóloga apucaranense Maria Salete Arenales trouxe para a área da saúde um novo conceito de psicoterapia para adolescentes e idosos. Com muito trabalho e dedicação ela lançou neste mês de abril seu terceiro material de apoio. Os jogos que auxiliam os profissionais da área a buscarem respostas em seus pacientes têm sido bem aceito no mercado. Tamanho o sucesso, que já é exportado para América e Europa, elencando quase 10 países.

continua após publicidade

Salete já desenvolve esse trabalho há cerca de 10 anos. Tudo começou dentro da clínica no atendimento com adolescentes. Ela disse que sentia uma necessidade muito grande de trabalhar com eles de uma forma que os fizesse se abrir, já que os jovens têm uma dificuldade enorme para falarem de si mesmos. “A maioria já chegava na clínica falando ‘não me venha com desenhos’, recurso utilizado na psicologia, mas que para eles soava como algo infantilizado. Foi aí que comecei a trabalhar a fantasia com eles, que mostrou ser algo extremamente funcional”, relata.

Salete criou dois jogos de tabuleiros, um chama-se Túnel do Tempo e o outro A Máquina do Faz e Refaz. Neles ela consegue alcançar resultados dificilmente obtidos antes. “Através da brincadeira, nós conseguimos estabelecer uma troca de estimulo e resposta, seja através da fala, da escrita, ou expressão corporal.

Com formação de doutorado em psicologia clínica, Salete conta que o material foi usado para estudo e desde então ela tem se dedicado a expandir esse trabalho. Por conta disso, recentemente, a psicóloga lançou seu terceiro projeto “Memórias e Desafios” – este criado especialmente para os idosos. A dinâmica é a mesma usada com os adolescentes, no entanto foi adaptada para as necessidades desse público. “No tabuleiro, vamos promover a memória curta, média e longa e encontrar respostas para as dores e perdas do idoso, que já vivenciou muita coisa e trabalhar também a sua sociabilização.”, explica Salete.

Os jogos podem ser encontrados em livrarias especializada em psicologia de todo Brasil e pela loja online www.arenalesbooks.com.br, onde também está disponível a compra desses materiais. Mais informações pelo telefone (43) 99628-7271.

Apucaranense exporta jogos terapêuticos na área da psicologia para países da América e Europa
Foto por Reprodução
GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucaranense exporta jogos terapêuticos na área da psicologia para países da América e Europa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!