Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Tratamento de glaucoma é oferecido na rede pública de Apucarana

.

Tratamento de glaucoma é oferecido na rede pública de Apucarana - Foto: Divulgação
Tratamento de glaucoma é oferecido na rede pública de Apucarana - Foto: Divulgação

A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) está lançando uma nota de utilidade pública aos pacientes diagnosticados com glaucoma. O objetivo é reforçar que a rede pública municipal de saúde disponibiliza, através do Governo do Estado, os medicamentos necessários para tratamento da doença.

“Temos observado que muitos pacientes não têm conhecimento de que os colírios para tratamento do glaucoma são fornecidos gratuitamente. Devido a essa desinformação, mesmo sem condições financeiras, eles estão comprando o medicamento comprometendo a renda da família”, observa o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

A Autarquia de Saúde orienta que após o diagnóstico do glaucoma através da rede pública de saúde, os pacientes devem se dirigir a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa com os documentos fornecidos pelo oftalmologista. A UBS, por sua vez, fará o encaminhamento para o serviço especializado, ou seja, o ambulatório de glaucoma em Londrina.

“O atendimento no ambulatório do Hospital Oftalon, em Londrina, será agendado pela Autarquia Municipal de Saúde, que também se responsabiliza pelo transporte do paciente para este local. Ali será fornecido o tratamento, no qual incluiu o fornecimento de toda medicação”, informa Roberto Kaneta.

Além dos documentos comprovando o diagnóstico do glaucoma, os pacientes devem apresentar na UBS fotocópia do RG, CPF, cartão do SUS e do comprovante de residência (luz ou água).

GLAUCOMA
O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico, responsável por carregar as informações do olho para o cérebro. Desconhecido pela maioria da população é a maior causa de cegueira irreversível. 

O glaucoma tem sintomas silenciosos e a prevenção deve ser feitas com consulta regular ao oftalmologista, principalmente no caso de grupos de risco como pessoas com histórico familiar, com mais de 40 anos, míopes, diabéticos, pressão ocular alta. afrodescendentes, hispânicos e asiáticos.

Pós em Odontologia Integrada seleciona bolsista para pós-doutorado

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber