Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Apucarana registra grande procura no 1º dia de vacinação

.

Vacina está disponível em 23 UBSs de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h30, até primeiro de junho (Fotos – Profeta)
Vacina está disponível em 23 UBSs de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h30, até primeiro de junho (Fotos – Profeta)

O primeiro dia da Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi marcado por grande procura em Apucarana. As 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacina começaram o dia recebendo um alto número de pessoas que têm o direito de receber a imunização gratuitamente.

“Como de costume, as pessoas a partir de 60 anos foram responsáveis pela maior demanda da vacina. Eles sabem da importância da imunização e não querem perder tempo”, avalia o coordenador do setor de epidemiologia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Luciano Pereira da Silva.

Aos 75 anos, Vicente Euvira, morador na Vila Vitória Régia, foi um dos primeiros a se vacinar. “Sempre venho no primeiro dia porque sei que me ajuda bastante. Tenho bronquite e quando ainda não tomava vacina sempre era internado quando pegava gripe. Por isso venho logo que começa e graças a Deus nunca mais precisei ir para o hospital. A gente precisa se cuidar”, afirmou Vicente Euvira.

A Autarquia Municipal de Saúde forneceu o número de vacinas aplicadas em algumas UBSs neste primeiro dia da campanha. A UBS Romeu Milani, localizado na Rua Osvaldo Cruz, área central, aplicou 280 doses; a UBS Leopoldo H. Junior, na Vila Nova, foram 260; UBS Marcos Sanches Mascaro, no Núcleo Parigot de Souza,  230; e na UBS Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa, 220. “Esse número foi uma tendência nas outras Unidades de Saúde nesta segunda-feira”, informa o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

A campanha de vacinação segue até dia 1º de junho e a meta em Apucarana é imunizar 38.857 pessoas dentro dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O público-alvo da campanha é formado por crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias pós-parto); idosos a partir de 60 anos;  povos indígenas;  adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócio-educativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;  trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; professores ativos de escolas públicas e privadas (ensino infantil, fundamental, médio e ensino superior). Também são imunizadas pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais. 

Locais de vacinação - Durante a campanha, a vacina contra a gripe estará disponível de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina. Apenas cinco não contam com essa estrutura: UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; UBS Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; UBS João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos.

Neste ano, a UBS Rodrigo Yoshi, na Vila Apucaraninha, também entra na lista das unidades de saúde que vai vacinar contra a gripe. São 23 no total.

META VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM APUCARANA 
IDOSOS: 15.227

CRIANÇAS: 7.299

GESTANTES: 1.273

PUÉRPERAS: 209

PROFESSORES: 1.619

TRABALHADORES DA SAÚDE: 1.983

PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS: 11.247

Total de 38.857 pessoas.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber