Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Termina nesta sexta-feira o prazo para pagamento do IPTU à vista em Apucarana

.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os contribuintes de Apucarana têm até sexta-feira (20) para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) à vista, com 5% de desconto, ou para quitar a primeira parcela do tributo.  O prazo, que venceria no dia 10 de abril, foi prorrogado para o dia 20 (hoje). A alteração na data permitiu que outras instituições financeiras pudessem fazer o cadastramento para receber o IPTU.

Além das duas agências da Caixa Econômica Federal e todas as lotéricas, o imposto também poderá ser pago nas agências do Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Sicoob. “O credenciamento de mais bancos foi bom para os contribuintes, evitando filas e transtornos, na prefeitura, lotéricas e agências da Caixa”, avalia o secretário da fazenda, Marcello Augusto Machado.   

As condições, segundo o secretário permanecem as mesmas, ou seja, o contribuinte poderá optar pela cota única, com direito ao desconto de 5%, ou pelo parcelamento em até 10 vezes. Machado lembra que o edital para credenciamento de bancos foi aberto no final do ano passado, mas muitas instituições bancárias demoraram para apresentar os documentos.

Conforme revela Marcello Machado, o recebimento do IPTU, antes mesmo do prazo final, já superou a arrecadação com o IPTU à vista, em comparação com 2017. “Felizmente, os contribuintes observam que o dinheiro dos impostos está sendo bem aplicado na educação, na saúde, assistência social, nos serviços urbanos e nas obras de infra estrutura urbana”, avalia o secretário.     

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Apucarana descentralizou serviços do IPTU, especialmente a entrega da segunda via do carnê. “Muitos contribuintes procuraram a prefeitura, alegando não terem recebido o carnê. Isso pode acontecer pela falta de atualização do cadastro imobiliário ou por inconsistências nas informações fornecidas”, explica Machado.

Além dos guichês no prédio central e ainda da possibilidade de imprimir a segunda via pela Internet no site da prefeitura, foi colocada à disposição uma unidade móvel do IPTU que está percorrendo os bairros.

O secretário lembra ainda que, visando facilitar a vida do contribuinte e evitar filas, foram instalados também dois postos avançados de entrega da segunda via do IPTU. “Um que funciona no Centro de Informações Turísticas (CIT), localizado no calçadão Valmor dos Santos Giavarina, e a outra na Rodoviária, junto ao guichê do Estacionamento Rotativo”, informa.

Para acessar o serviço itinerante ou dos postos avançados, o contribuinte deverá preferencialmente apresentar o carnê antigo. “Caso ele não tenha em mãos, ele deverá informar corretamente o nome do proprietário e o nome da rua. Com essas informações, conseguimos localizar o imóvel através de um programa de geoprocessamento”, explica Machado.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber