Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Saúde alerta sobre importância da vacina contra sarampo

.

Prefeito Beto Preto conclama pais a vacinarem seus filhos, prevenindo contra a doença (Profeta)
Prefeito Beto Preto conclama pais a vacinarem seus filhos, prevenindo contra a doença (Profeta)

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana alerta a população a manter em dia o calendário da vacina contra o sarampo. Depois de ficar erradicada no Brasil por muitos anos, a preocupação com doença nos últimos meses é um consenso entre as autoridades de saúde municipal, estadual e federal.

“A situação do sarampo é muito preocupante no Brasil e no mundo. Devemos unir forças para que a cobertura vacinal com a Tríplice Viral melhore não somente na faixa etária de 1 ano, mas também entre a população de até 49 anos”, diz comunicado da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), direcionado as regionais de saúde e repassados para as secretarias e autarquias municipais de saúde.

O mesmo documento a SESA faz uma atualização dos casos de sarampo no Brasil até 26 de março passado. “Em Roraima chegou a 40 casos confirmados (29 em Boa Vista e 11 em Pacaraima). São dois óbitos de crianças venezuelanas. E, Manaus são 4 casos confirmados na faixa etária de 4 meses a 22 anos.

Na Europa, os países mais afetados são Romênia, Itália e Ucrânia, onde houve grande queda da vacinação nos últimos anos. Na cidade do Porto, em Portugal, em 3 semanas de surto, que ocorre nos profissionais de saúde de um hospital, chegou a 70 casos, na faixa etária de 20 a 39 anos, a grande maioria sem vacina.

O coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva, explica que a vacina Tríplice Viral, contra caxumba, rubéola e sarampo, deve ser tomada aos 12 meses de vida e um reforço aos 15 meses. No entanto, considerando aqueles que não foram imunizados dentro do que estabelece o calendário nacional de vacinação, o Ministério da Saúde orienta aos adultos de até 49 anos também buscar a proteção contra o sarampo.

“Estamos fazendo um chamamento aos pais para que não deixem de levar seu filho para tomar a vacina ao completar 12 meses, ao mesmo tempo orientamos aos adultos, de até 49 anos que se dirijam as Unidades Básicas de Saúde onde receberá a orientação se deve ou não se imunizar”, orienta Luciano Pereira.

O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, enfatiza que o alerta sobre a importância da vacinação é necessário em função do movimento da não vacinação que está sendo difundido na Europa, Estados Unidos e no Brasil.

“É a cobertura vacinal alta que evita o retorno das doenças. Todas as vacinas recomendadas dentro do calendário nacional de vacinação estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde do município”, afirma Kaneta.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber