Especialista Apucaranense expande fronteiras e participa do stand “Londrina Internacional”  - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Apucarana

Especialista Apucaranense expande fronteiras e participa do stand “Londrina Internacional” 

kits “Túnel do Tempo” e “Memórias e Desafios” foram desenvolvidos pela doutora em psicologia Maria Salete Arenales​. Foto: Reprodução/Facebook,
Foto por
Escrito por REDAÇÃO
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Quem visitar a 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expolondrina) poderá conferir o trabalho de uma renomada apucaranense, disponível no stand 'Londrina Internacional'. 

Os kits “Túnel do Tempo” e “Memórias e Desafios” foram desenvolvidos pela doutora em psicologia Maria Salete Arenales, que diante da dificuldade nos atendimentos clínicos de adolescentes, dedicou-se a pesquisar novas saídas para a execução de seu trabalho na clinica de psicologia. 

"Na psicologia clinica a expressão dos sentimentos e informações dos fatos ocorridos na vida do paciente ocorre basicamente de duas formas, pelo brincar com a criança e pela fala com o paciente adulto. A criança pega sua boneca e fala que ela está se sentindo muito triste. A partir deste fato tenho uma informação precisa da criança – e não da vida da boneca – e um diálogo se estabelece entre profissional e tal paciente", analisa. 

Já os adultos, a especialista explica que descrevem suas emoções pelo recurso da expressão verbal. "Então o psicólogo obtém a matéria prima que necessita para realizar seu trabalho. Já o adolescente nega-se a expressar pelo brincar e por intermédio de desenhos, mas não possuem ainda desenvolvido a habilidade verbal de expressão de suas emoções. Como atender então esta demanda que não brinca mais e a expressão verbal ainda está em desenvolvimento?", indaga. 

Décadas de pesquisa
Ao todo, somam-se 25 anos de pesquisa  no contexto clínico e mais a tese de doutorado. A pesquisa resultou num material em formato de jogo adaptado a faixa etária, o Kit Túnel do Tempo. Suas pesquisas não pararam em seu doutorado e há 7 anos vem estudando e desenvolvendo um novo kit, desta vez para o trabalho com pacientes acima de 60 anos que foi lançado nesta semana em Congresso na área de psicologia na cidade de São Paulo.

O novo jogo desenvolvido pela especialista é o “Memórias & Desafios – Estímulo a Sociabilidade, Autonomia e Memória Sênior” que contou com a parceria de projetos internacionais e já no lançamento terá sua versão trilíngue: Português, Espanhol e Inglês. Ambos os materiais, por se tratarem de pesquisas inéditas e terem resultados publicados, expandiram-se muito além das fronteiras do nosso país e estão sendo comercializados em diferentes países da América e da Europa. 

Expolondrina
Os kits “Túnel do Tempo” e o “Memórias e Desafios” estarão expostos no Londrina Internacional, durante a  58ª Expolondrina, e os organizadores aguardam o prestígio da população apucaranense.



Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Especialista Apucaranense expande fronteiras e participa do stand “Londrina Internacional” "

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.