Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Saúde bucal atende 8 mil alunos das escolas municipais

.

Os quase 8 mil alunos matriculados entre a 1ª a 5ª séries das 36 escolas da rede municipal de ensino de Apucarana há quatro anos vem sendo atendidos regularmente pelo Programa de Saúde Bucal “Bochecho com Flúor”. O procedimento é semanal, somando mensalmente uma média de 26 mil bochechos.

Uma importante estratégia de prevenção do aparecimento da cárie, Programa de Saúde Bucal “Bochecho com Flúor” foi retomado em abril de 2014 pelo prefeito Beto Preto e a partir desta data o atendimento vem sendo mantido de forma ininterrupta. A iniciativa, que envolve a parceria da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) com a Autarquia Municipal de Educação, mostrou grandes resultados já naquele primeiro ano.

No “mapa do flúor, um relatório apresentado mensalmente por cada escola à AMS, o número de aplicação de flúor em 2013 era em média de 4 mil mensal. “A reativação do programa apresentou um salto neste número, passando a uma média de 26 mil aplicações ao mês. O relatório do mês passado mostra 26.620 bochechos feitos por 6.655 alunos de 6 a 10 anos”, exemplifica o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

A retomada dos bochechos com flúor e do acompanhamento da escovação de dentes nas escolas municipais de Apucarana aconteceu em 2014. Cada escola tem seu dia do bochecho do flúor na semana, geralmente realizado antes do início da aula. “É uma bem sucedida parceria entre as autarquias de saúde e educação em prol da saúde bucal de milhares de crianças”, avalia o prefeito Beto Preto.

De acordo com o coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas da AMS, Cezar Verona, levantamentos oficiais apontam que, aliado a uma boa higienização, o bochecho reduz o surgimento de cárie em até 70%. “Só o bochecho com flúor reduz a incidência de cárie de 30% a 50%, mas é sempre bom ressaltar que se deve aliar uma boa higienização (escovação) e visitas periódicas ao dentista”, ponderou Verona.

Ainda segundo ele, o flúor tem ação bactericida, contribuindo para a eliminação da flora bacteriana que as crianças têm na boca, também aumenta a capacidade de resistência do esmalte, deixando os dentes mais fortes.

Outras ações são desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola:

– Combate ao mosquito Aedes aegypti

– Verificação e atualização da situação vacinal

– Promoção da alimentação saudável

– Prevenção da obesidade infantil

– Promoção da saúde auditiva e identificação de alunos com possíveis sinais de alteração

– Promoção da saúde ocular e identificação de alunos com possíveis sinais de alteração

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber