Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Agentes de trânsito iniciam fiscalização da Zona Azul a partir de segunda-feira

.

Os novos agentes de trânsito do estacionamento rotativo começam a atuar em Apucarana a partir da próxima segunda-feira. O trabalho de rua, entretanto, teve início ontem, quando os servidores passaram em alguns dos pontos de venda dos cartões da Zona Azul. O Instituto de Desenvolvimento, Planejamento e Pesquisa de Apucarana (Iddeplan) aposta na atuação dos agentes para democratizar o uso das vagas.

Segundo o superintendente do Idepplan, Carlos Mendes, os agentes serão responsáveis pela orientação dos usuários, fiscalização do serviço e notificação dos motoristas em desacordo com a legislação, o que inclui estacionamento irregular em vaga preferencial (de idoso ou deficiente físico) ou sem recolhimento do rotativo. O controle do sistema é feito mediante cartões de meia hora ou uma hora, que custam R$ 0,80 e R$ 1,20, respectivamente.

“Como agentes públicos, eles não podem receber dinheiro do cidadão e, portanto, não podem vender cartões, que continuam sendo comercializados nos pontos de venda”, comenta. Apucarana tem quase 50 pontos de venda dos cartões junto a estabelecimentos comerciais cadastrados junto à prefeitura.

Como são poucos agentes – cinco estão iniciando trabalho nessa primeira etapa -, o Idepplan afirma que inicialmente o trabalho de orientação e fiscalização será priorizado em determinados pontos. “Vamos partir das áreas mais densas, no entorno da Praça Rui Barbosa, para outros quadrantes”, comenta.

O concurso público para contratação dos agentes foi realizado em junho de 2017. Na época, foram ofertadas quatro vagas para o cargo, que recebeu 525 inscrições. No entanto, a prefeitura dobrou esse número com o intuito de prestar um serviço de maior qualidade.

Segundo Mendes, dos oito aprovados convocados, só cinco assumiram o cargo e encerraram o treinamento. Os outros três cargos vagos estão sendo preenchidos. “Temos que respeitar alguns prazos temporais, mais isso está sendo viabilizado”, comenta.

A Prefeitura está colocando os agentes de trânsito nas ruas um ano depois de retomar a fiscalização do rotativo, trabalho que vinha sendo feito pela Guarda Municipal. O controle das 1,8 mil vagas de estacionamento regulamentado em Apucarana foi municipalizado no final de 2016.

“Nossa intenção não é autuar o motorista, mas democratizar as vagas. Temos uma cobrança muito grande da Associação Comercial, dos comerciantes, em melhorar o sistema de estacionamento no anel central”, comenta.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber