Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Apucarana recebe espetáculo “Hoje é Dia de Rock” nesta quarta-feira

.

Após retornar ao palco do Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, o mesmo que abrigou a montagem original em 1971, a peça “Hoje é Dia de Rock”, produzida pelo Teatro de Comédia do Paraná (TCP), escrita pelo dramaturgo José Vicente (1969) e dirigida por Gabriel Villela, dá continuidade a sua turnê, agora por cidades no interior do Paraná. Nesta quarta-feira (11), é a vez de Apucarana receber o espetáculo. A apresentação com entrada franca está marcada para às 20h, no Cine Teatro Fênix.

Ao tratar da dissolução da identidade familiar frente às transformações, muitas vezes trágicas, a trama conta a história de uma família mineira que abandona a vida no campo em busca das oportunidades da cidade grande. O circuito migratório vem acompanhado de hostilidade entre a tradição e a modernidade. De forma poética, o texto de José Vicente retrata o momento pelo qual passava a juventude naquela época, a busca de identidade, o momento político e a influência do rock’n roll.

Dirigida por um dos principais diretores teatrais do Brasil, Gabriel Villela, o espetáculo reúne a criação de mais de 100 peças, incluindo figurinos, cenários e adereços, todos com muito requinte nos detalhes. O trabalho artesanal é realizado pelas mãos do aderecista José Rosa, que acompanha Villela há 12 anos. O elenco é formado por atores paranaenses e a preparação musical e vocal são do ator e músico multi-instrumentista Marco França, que também atua na peça, como convidado.

A montagem é um projeto do Teatro de Comédia do Paraná (TCP), iniciativa do Centro Cultural Teatro Guaíra e da Secretaria de Estado da Cultura, realizado em parceria com a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra  –  ABABTG. Depois de passar pelo Rio de Janeiro, Cascavel, Curitiba e Ponta Grossa, a peça irá circular, respectivamente, em Apucarana (11 de abril), Londrina (16 de abril), Toledo (18 de abril), Foz do Iguaçu (21 de abril) e retorna a Curitiba (27 a 29 de abril).

“O projeto TCP é uma conquista da classe artística do estado, um grupo de teatro que podemos considerar permanente e que trabalha com todas as áreas da cultura, artistas e profissionais das artes cênicas. O fato de circular pelo interior do estado, vem cumprir o papel da Secretaria do Estado de Cultura de olhar para essas cidades. E, claro, aproximar o teatro do público paranaense e mostrar como é feito o teatro do nosso estado. Portanto, é uma satisfação imensa e esperamos atingir muitas outras regiões ainda este ano, com esse espetáculo maravilhoso”, declara João Luiz Fiani, Secretário de Estado da Cultura do Paraná.

Está é a segunda vez que Gabriel Villela realiza um trabalho para o Teatro de Comédia do Paraná. Em 1997 montou, no Teatro Guaíra, a peça Aurora de Minha Vida, de Naum Alves de Souza, que foi um grande sucesso. Em seu currículo constam mais de 40 espetáculos. “Uma das partes mais bacanas deste novo projeto é ele possuir uma equipe de criação impecável. Estamos orgulhosos porque esta montagem artística paranaense deu muito certo por conta da iniciativa da Secretaria do Estado de Cultura, pela capacidade incrível de produção da equipe do Teatro Guaíra e porque o diretor é realmente genial. Estamos falando de um espetáculo para todo mundo ver, porque é bonito e emociona. O público sai apaixonado. Estou muito feliz por esta circulação pelo Paraná”, conta Monica Rischbieter, Diretora-Presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.

O projeto “Hoje é Dia de Rock”, aprovado pela Lei Rouanet em 2017, tem como proponente a ABABTG em parceria com o Teatro Guaíra. A Associação é responsável pela coordenação administrativa frente ao Ministério da Cultura e acompanha a passagem do espetáculo pelo estado. De acordo com a presidente da ABABTG, Simone Bönisch, a oportunidade de participar de um projeto que valoriza os artistas locais e que tem tido um reconhecimento, tanto de público quanto de crítica, é bastante significativo para a história da entidade. “Temos uma grande experiência na área da dança, então esta oportunidade de atuar e vivenciar em outras áreas artísticas, enriquece o nosso potencial de atuação”, finaliza.

Cronograma de circulação do espetáculo Hoje é Dia de Rock:

• Apucarana, dia 11 de abril – 20h - entrada franca 

Cine Teatro Fênix

• Londrina, dia 16 de abril – 20h 

Teatro Mãe de Deus

• Toledo, dia 18 de abril – 20h 

Teatro Municipal de Toledo

• Foz do Iguaçu, dia 21 de abril – 20h - entrada franca

Cineteatro dos Barrageiros

• Curitiba, de 27 a 29 de abril – quinta a sábado às 20h30 e domingo às 19h

Guairinha

Ficha técnica completa:

Texto: José Vicente

Direção, Cenografia e Figurinos: Gabriel Villela

Diretor Assistente: Ivan Andrade

Direção Musical, arranjos e preparação vocal: Marco França

Assistente de figurinos e aderecista: José Rosa

Iluminação: Wagner Correa

Operador de Luz: Marcos Euclides

Fotografia: Vitor Dias

Projeto Gráfico José Vitor Cit

Arranjo de trenzinho Caipira/Desenredo: Ernani Maletta

Elenco: Rosana Stavis, Arthur Faustino, Cesar Mathew, Evandro Santiago, Flávia Imirene, Helena Tezza, Kauê Persona, Luana Godin, Matheus Gonzáles, Nathan Milléo Gualda, Paulo Henrique dos Santos, Pedro Inoue, Rodrigo Ferrarini.

Produção: Áldice Lopes e Diego Bertazzo.

Produção e Coordenação Executiva: Jorge Schneider e Simone Bönisch - ABABTG.

 *Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Copel, Sanepar e Elejor. Realização: Associação de Bailarinos e Apoiadores do Bale Teatro Guaíra, Teatro de Comédia do Paraná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Ministério da Cultura, Governo Federal.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber