Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Caminhada de conscientização sobre o autismo reúne centenas de pessoas

.

Image Background

Mais de cem pessoas vestiram roupas azuis e participaram hoje pela manhã da caminhada em Apucarana, que encerrou a Semana de Conscientização sobre o Autismo, em comemoração ao Dia Mundial do Autismo, celebrado dia 2 de abril. A passeata teve como ponto de partida a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, na Praça Rui Barbosa, com chegada no Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), onde estavam montados brinquedos e foram distribuídos lanches para as crianças até o meio-dia. 

Participantes usaram roupas azuis, símbolo do Dia Mundial do Autismo

O evento foi uma realização da Associação de Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses (Amma), em parceria com a Prefeitura de Apucarana, por intermédio da Autarquia Municipal de Educação (Ame), empresas e entidades. Uma das organizadoras da atividade, a dona de casa e mãe de autista, Sara Nogueira de Almeida, 33 anos, comentou sobre o evento. “O objetivo é divulgar mais sobre o autismo e sobre a nossa associação, que ainda não tem uma sede, mas que estamos lutando por um espaço físico”, explica. 

Outra organizadora da caminhada e mãe de autista é a dona de casa Flávia Ribeiros dos santos, 33, que falou um pouco sobre os sintomas do autismo. “As principais dificuldades estão na fala e na comunicação. As pessoas que cuidam de crianças autista conseguem identificar observando o autista fazendo movimentos repetitivos, além de ter a fala ruim ou ausência dela, brincando ou usando brinquedos de forma incomum, tendo dificuldade de se relacionar com pares da mesma idade”, acrescenta.  

A Organização Mundial da Saúde, OMS, calcula que o autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo. A condição chamada de transtorno do espectro autista geralmente tem início na infância e persiste durante a adolescência e vida adulta. Colaboradores da Unimed Apucarana também esteve presente no evento, colaborando com a passeata. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber