MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Pedras do Cambira: enigma ou formação vulcânica? (veja vídeo)

Alguns pontos pitorescos por conta de aspectos geológicos pecualiares em Apucarana e região despertam interesse de muitas pessoas em razão de explicações controversas sobre a origem dessas formações. As Pedras do Cambira, local rochoso e de bela paisagem,

Da Redação

·
Pedras do Cambira, local rochoso e de bela paisagem - Foto: Fernando Manosso
Icone Camera Foto por Reprodução
Pedras do Cambira, local rochoso e de bela paisagem - Foto: Fernando Manosso
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.04.2018, 11:24:00 Editado em 07.04.2018, 16:59:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Alguns pontos pitorescos por conta de aspectos geológicos pecualiares em Apucarana e região despertam interesse de muitas pessoas em razão de explicações controversas sobre a origem dessas formações. As Pedras do Cambira, local rochoso e de bela paisagem, são um desses locais.

continua após publicidade

Popularmente conhecidas por esse nome por localizar-se na divisa entre os município de Apucarana e Cambira, as rochas tem um aspecto enigmático por causa de sua formação uniforme e diferenciada. 

Algumas pessoas residentes na região afirmam que tais rochas vestígios arqueológicos da civilização de índios Humaitá, que viveu no Paraná hácerca de 6 mil anos. 
A tradição Humaitá resulta da presença de grupos pré-históricos que habitavam os barrancos e terraços dos rios. 

continua após publicidade

Os artefatos líticos produzidos eram peças mais pesadas como chopper, chopping-tool e bifaces, inexistindo as pontas de projétil. Ocupando áreas próximas aos rios, sua atividade econômica predominante era a coleta de vegetais e a pesca.

Pedras do Cambira: enigma ou formação vulcânica? (veja vídeo)
Foto por Reprodução

Imagem: Reprodução/YouTube

"Bolas de fogo no caminho de pedras"
Moradores nas imediações das Pedras do Cambira afirmam ainda ver "bolas de fogo" passando esporadicamente por este caminho de pedras. "Aqui às vezes acontecem coisas estranhas e são escutados sons enigmáticos. Muita gente vem para ver como o lugar, que tem uma beleza exuberante", afirma o agricultor Pedro José da Silva, que reside nas redondezas das Pedras do Cambira.

continua após publicidade

Resfriamento do magma na superfície
Geológos radicados na Universidade Estadual de Maringá (UEM) explicam, no entanto, que as Pedras do Cambira são colunas rochosas vulcânicas regulares e hexagonais que se projetam verticalmente devido ao resfriamento do magma na superfície da Terra.

Pedras do Cambira: enigma ou formação vulcânica? (veja vídeo)
Foto por Reprodução

Pedras do Cambira, local rochoso e de bela paisagem - Foto: Fernando Manosso

O local está situado em propriedade particular e algumas práticas esportivas, como trilhas de motos, ou explorações geológicas podem ter limitações, mas com certeza esse espaço é um convite para aventurar-se, mesmo que seja no mundo do conhecimento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Pedras do Cambira: enigma ou formação vulcânica? (veja vídeo)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!