Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Beto Preto abre fórum estadual de dirigentes da educação

.

Beto Preto abre fórum estadual de dirigentes da educação - Foto: Divulgação
Beto Preto abre fórum estadual de dirigentes da educação - Foto: Divulgação

O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), proferiu nesta terça-feira (04/04), no Teatro da FEP (Federação Espírita do Paraná), em Curitiba, palestra de abertura do Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Para uma plateia formada por mais de 400 profissionais da educação, entre secretários municipais e técnicos de diversas prefeituras paranaenses, o prefeito de Apucarana falou sobre a “Humanização da Educação” e defendeu a luta das prefeituras por mais recursos para o setor. “Os municípios precisam de mais, assim como a saúde, por isto a importância de eventos como estes, que elegem quais são os pleitos, as demandas que os gestores devem colocar em âmbito do Estado e da União”, frisou o prefeito Beto Preto. 

Na visão dele, o fórum estadual - que teve como tema central a gestão das políticas públicas educacionais - demonstra que os secretários municipais estão unidos. “Pude perceber que todos querem o melhor para suas crianças e nós queremos que os programas, as ações governamentais possam ser não só mantidas, mas ampliadas. Por isso a importância da conquista de mais recursos”, frisou o prefeito de Apucarana.

Após a palestra, o prefeito foi bastante cumprimentado. “A presença do prefeito Beto Preto abrilhantou o evento, pois sua gestão em Apucarana é exemplo para todo o Brasil. O conteúdo de sua palestra também trouxe muita luz ao assunto”, disse professor Dr. Oscar Ceolin Alves, presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná.
Outra autoridade que enalteceu a presença do prefeito apucaranense foi o diretor do Ministério da Educação (MEC), Ektor Passini. “Um gestor municipal que hoje tem grande representatividade em todo o Brasil, sendo vice-presidente da AMP e vice-presidente para a Saúde da Frente Nacional dos Prefeitos. Sua participação no fórum fortalece o apoio às demandas relativas à Educação Municipal”, assinalou Passini.

Os objetivos do fórum foram elencados pela professora Marli Fernandes, presidente da seccional Paraná da Undime e secretária Municipal de Educação em Apucarana. “Esse fórum, que segue com programação nesta quarta-feira, atende a diversas demandas levantadas por nossos secretários municipais de Educação, servindo de espaço para que dúvidas, em diversos projetos que estão sendo lançados agora pelo Ministério da Educação (MEC), possam ser sanadas. Esse ano, por exemplo, temos a discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que vai exigir um grande envolvimento de todos”, pontuou professora Marli Fernandes. De acordo com ela, o fórum compre ainda com a missão de organizar, mobilizar, articular e informar os secretários municipais. “Além de fortalecer a nossa luta junto ao MEC por políticas de financiamento para a educação infantil e básica”, disse a presidente estadual da Undime.

Para o presidente da Undime e dirigente municipal de Educação de Alto Santo (CE), Aléssio Costa Lima, o fórum configura um momento de integração dos dirigentes municipais de educação do Paraná. “Muito importante esta união em prol da principal luta da Undime, que é educação pública municipal de qualidade, sobretudo em um período em que enfrentamos um cenário desafiador, de instabilidade econômica e crise política nacional”, avaliou Aléssio. 

Ele assinalou que o Brasil vive um momento em que cada vez mais responsabilidades são transferidas para os municípios (prefeitos e dirigentes de educação). “No entanto, essa descentralização não vem proporcionalmente acompanhada de recursos. Então temos PEC’s circulando no Congresso Nacional, por exemplo, pleiteando mais recursos para os Estados e Municípios”, assinalou o presidente da Undime Nacional.

Pautas - A programação do primeiro dia do fórum estadual contemplou o lançamento do curso de Gestão para a Educação Municipal (GEM), organizado pelo Ministério da Educação, e as palestras “Humanização na Educação”, com o prefeito Beto Preto, “Plano de ações articuladas da Educação” e “Prestação de Contas no Tribunal de Contas do Estado (TCE)”.

Nesta quarta-feira, segundo dia, a agenda prevê as palestras “Implementação da Base Nacional Comum Curricular” e “Convênios da Educação”, além de uma mesa redonda que abordará questões como o monitoramento do Plano Nacional de Educação, o Sistema de Gestão do Transporte Escolar (Siget), a Conferência Nacional de Educação (Conae), o Corte Etário e os programas Educação Conectada, Mais Alfabetização, Mais Educação e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

Autoridades presentes
Entre as autoridades presentes na abertura fórum, destacam-se o presidente nacional da Undime, Aléssio Costa Lima; o diretor do Ministério da Educação, Ektor Passini; a consultora do Ministério da Educação, Marialba Carneiro; o presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Oscar Alves; a superintendente de educação do Estado do Paraná, Ines Carnieletto; o vice-presidente de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos, Carlos Alberto Gebrim Preto (Beto Preto); e a vice-presidente da região Sul da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Ana Lúcia Rodrigues.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber