Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Vacinação contra gripe começa em abril

.

Apucarana registra 83,1% da cobertura vacinal
Apucarana registra 83,1% da cobertura vacinal

A Campanha de Vacinação Contra Gripe neste ano vai acontecer no período de 16 de abril a 25 de maio, com o Dia ‘D’ marcado para 05 de maio. A vacina de 2018 contém três tipos de cepas: H1N1 e H3N2 (ambas do vírus influenza A) e PHUKET (similar ao vírus influenza B). O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), de Apucarana, Roberto Kaneta, explica que as duas primeiras cepas já contavam na composição da vacina nos anos anteriores e a PHUKET vem substituir a BRISBANE.

“Todo ano a vacina muda conforme o tipo de cepa (do vírus influenza) predominante”, observa Kaneta. A mudança é feita com base em pesquisas e tem o respaldo da Organização Mundial de Saúde (OMS). As modificações são necessárias porque há inúmeras cepas do vírus da gripe, que sofre mutações constantes e em determinados períodos alguns tipos predominem sobre outros.

O público-alvo prioritário da campanha contra a Influenza é o mesmo das campanhas anteriores, ou seja, crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias);  gestantes;  puérperas (até 45 dias pós-parto); idosos a partir de 60 anos;  povos indígenas;  adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócio-educativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;  trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; professores ativos de escolas públicas e privadas (ensino infantil, fundamental, médio e ensino superior).

Também são imunizadas pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais, para as quais se mantém a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

“A rede pública de saúde de Apucarana, que conta com sala de vacina em 22 Unidades Básicas de Saúde, está preparada para atingir a meta cobertura vacinal e todos os grupos prioritários”, afirma Kaneta.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber