Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Agentes de trânsito em treinamento conhecem sistema rotativo de Curitiba

.

Além de aprendizado teórico, servidores puderam acompanhar o trabalho de campo, absorvendo experiência prática da função que vão desempenhar nas ruas de Apucarana (Foto: divulgação)
Além de aprendizado teórico, servidores puderam acompanhar o trabalho de campo, absorvendo experiência prática da função que vão desempenhar nas ruas de Apucarana (Foto: divulgação)

Os seis agentes de trânsito aprovados em concurso público e recentemente convocados pela Prefeitura de Apucarana para fiscalizarem as vagas de estacionamento na área de abrangência da Zona Azul realizaram nesta semana uma visita técnica ao EstaR (Estacionamento Regulamentado), de Curitiba. Capitaneada pelo superintendente de Segurança, Trânsito e Transporte do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes, a comitiva contou ainda com outros três servidores do setor administrativo da Zona Azul. 

“Essa é mais uma etapa do treinamento que visa preparar os novos agentes de trânsito para atuação em nosso rotativo. Foi uma agenda bastante positiva, voltamos com mais conhecimento e novas ideias que já repassamos ao prefeito Beto Preto”, disse Mendes.

Na parte da manhã, os apucaranenses participaram de uma palestra onde foi detalhado o funcionamento do EstaR. “Também conhecemos o Centro de Controle Operacional (CCO) do trânsito de Curitiba, que funciona anexo à rodoviária e de onde são monitorados também a segurança pública (Guarda Municipal) e o transporte coletivo”, relatou Mendes. Na parte da tarde, a comitiva pode conhecer o setor administrativo do sistema rotativo curitibano. “Um local onde está o trabalho burocrático referente à documentação das notificações e multas de trânsito”, informou.

A agenda foi encerrada com uma atividade prática. “Nossos servidores em treinamento puderam acompanhar os agentes de trânsito do EstaR no trabalho de campo, absorvendo experiência prática ao vivenciar a rotina da função que vão desempenhar em breve nas ruas de Apucarana”, comentou o superintendente do Idepplan.

Curitiba foi uma das primeiras cidades brasileiras a implantar este tipo de serviço. “Algo indispensável hoje, que na prática democratiza o espaço público ao promover a rotatividade no uso das vagas, em especial nos centros das cidades”, pontuou Mendes, destacando a acolhida na Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba. “Em nome de toda equipe agradeço publicamente a atenção que tivemos por parte do diretor de Fiscalização e Trânsito, Claudionor Agibert, da superintendente de Trânsito Rosângela Batistela e do coordenador de Trânsito, Josiel da Silva Martins”, disse Mendes.

Os agentes de trânsito de Apucarana devem estar nas ruas do anel central da cidade a partir dos primeiros dias do mês de abril, onde vão atuar na fiscalização das 1.827 vagas do Estacionamento Rotativo Zona Azul, que foi municipalizado no começo de 2016 pela prefeitura. “Convocamos oito aprovados, mas dois não compareceram. São seis homens e uma mulher que estão recebendo a capacitação”, disse o superintendente Carlos Mendes. De acordo com ele, nos próximos dias mais dois aprovados no concurso serão convocados para preencher as oito vagas autorizadas pelo prefeito Beto Preto. “Além da visita técnica a Curitiba, os servidores em treinamento estão tendo aulas teóricas sobre leis de trânsito e também sobre a Lei Municipal nº 008/2017, que rege o sistema de estacionamento rotativo de Apucarana”, concluiu Mendes.

 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber