Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Apucarana amplia utilização de poços na captação de água

.

As discussões acerca do uso dos recursos hídricos, motivados nesta semana pelo Fórum Mundial da Água e também pelo Dia Internacional da Água, também se refletem em Apucarana. O município ampliou a diversificação da captação, aumentando a participação dos poços artesianos. Essa fonte já é responsável por 30% do abastecimento da cidade. Em paralelo, a Sanepar discute a inclusão de um novo manancial para a captação em superfície.

De acordo com o gerente regional da Sanepar em Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, o crescimento acelerado da cidade exigiu o investimento da empresa nos chamados Poços Artesianos Profundos. “A escolha dos poços artesianos se deu para que houvesse uma maior setorização do sistema de abastecimento, não dependendo somente de um único manancial para a captação de água da cidade. Um os exemplos é o conjunto de poços do Parque Ecológico da Raposa, que abastece a região norte da cidade. O investimento em setorização é importante para diversificação de produção, versatilidade e confiabilidade do sistema, e minimização de efeitos em situações de crise hídrica”, diz.

Hoje, Apucarana conta com 50,6 mil ligações de água, incluindo aí residências, escolas, imóveis comerciais e industriais, entre outros locais. A produção média diária é de 28 milhões de litros, com picos de até 32 milhões de litros, o que geralmente acontece em dias mais quentes.Os investimentos recentes fizeram com que 30% da água que corre nos canos da cidade venha de poços artesianos. Este volume era de 21% antes da entrega de quatro novos poços (Poço 21, Poço Pirapó, Poço Country e Poço 28), realizada ao longo dos últimos anos. Os outros 70% são provenientes do Rio Caviúna.Para suprir a demanda crescente, a Sanepar planeja a captação em um novo manancial. 

“Hoje, o Rio Pirapó é tido como um manancial emergencial de abastecimento, em complementação ao Rio Caviúna. Estamos estudando uma nova captação superficial de abastecimento no Rio do Cerne. Esta nova captação está sendo analisada a partir do Plano Diretor de Recursos Hídricos elaborado para o norte do Paraná, sendo um planejamento da Sanepar apontando o manancial como solução para atender a população de Apucarana pelos próximos 50 anos”, explica Jacovassi.

ÁGUA
O Fórum Mundial da Água foi iniciado no último domingo (18) e vai até amanhã. Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos. Na oitava edição, o fórum, que é realizado a cada três anos, acontece em Brasília (DF) e reúne autoridades, especialistas e ambientalistas de diversos países para discutir o futuro dos recursos hídricos do planeta. Já o Dia Mundial da Água é comemorado hoje.

 
 
 





O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber