Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Município se prepara para receber os Parajaps

.

Pela primeira vez, os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) sairá do eixo Curitiba-Londrina-Maringá. De 31 de outubro a 4 de novembro, Apucarana sediará a sétima edição do evento e já se prepara para receber cerca de 1.300 atletas. Nesta quarta-feira (21/03), o prefeito de Apucarana, Beto Preto, e equipe realizaram a primeira reunião com a comissão organizadora da Secretaria de Estado de Esportes.

Participaram do encontro, realizado no gabinete municipal, a secretária municipal de Esportes e Lazer, Jossuela Pinheiro Martins, o secretário municipal de Fazenda, Marcello Machado, o supervisor estadual de Esporte de Rendimento, Emerson Venturini, o coordenador estadual de Paradesporto, Mário Sérgio Fontes, e demais membros da comissão organizadora.

De acordo com Beto Preto,  Apucarana foi escolhida devido ao sucesso das diversas competições esportivas realizadas desde 2013 em parceria com o governo do Estado, como as fases finais dos JAP’s, Jojup’s, JEP’s e do Bom de Bola. “Estaremos sediando pela primeira vez a fase final dos jogos paradesportivos, que colocará Apucarana em outro patamar no desporto paranaense. Vamos nos preparar para fazer o melhor possível, pois sabemos que é uma competição que possui especificidades, acolhendo com muito carinho atletas e dirigentes”, ressalta Beto Preto.

Durante a reunião foram discutidos assuntos como locais de competição, leitos na rede hoteleira, alojamentos e outras especificidades da competição. “Muitos atletas só movimentam o pescoço e necessitam de acompanhante para alimentação, banho e locomoção”, exemplifica Mário Sérgio Fontes, que defendeu a seleção brasileira de futebol de cinco para deficientes visuais, sendo considerado em 1998 o melhor jogador do mundo.

Após o encontro, a comissão organizadora vistoriou locais onde as 16 modalidades serão disputadas, como o Complexo Esportivo Lagoão e o Centro de Iniciação ao Esporte, cuja construção está sendo finalizada no Parque Japira. “Deveremos ter competições também no Parque Jaboti, na Praça Rui Barbosa e nos colégios Cerávolo, Platão, Caic, São José e Três Reis de Oliveira, além da Apae”, cita Jossuela Martins, secretária municipal de Esportes e Lazer.

O Parajaps é disputado nas modalidades de atletismo, basquetebol de cadeira de rodas, bocha adaptada, futsal, goalball, golfe 7, handebol DI/cadeira de rodas, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, tênis de mesa, voleibol sentado, esgrima em cadeira de rodas, rugby e xadrez. “Nós teremos atletas paralímpicos, muitos deles medalhistas, que estarão em Apucarana. Além de ser inclusão, ele não deixa de ser um esporte de rendimento”, observa Emerson Venturini, supervisor de Esportes de Rendimento.

Venturini afirma que o Parajaps é um evento de grande visibilidade, especialmente por ter ampla cobertura dos veículos de comunicação, e que atrai também grande público. “Nesta edição, a competição será realizada durante um feriado prolongado, o que facilitará a presença da população nos ginásios. Reitero o convite para que os apucaranenses prestigiem, pois quem assiste uma competição com paratletas muda a visão da vida”, ressalta Venturini.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber