Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Apucarana sedia palestra sobre Autismo

.

A Autarquia Municipal de Educação, por meio do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), trará o palestrante Nicolas Brito Sales para Apucarana. Ele abordará o tema “Tudo o que eu posso ser: autismo e superação”, em conferência marcada para o dia 20 de março, às 20 horas, no auditório Gralha Azul, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea).

Nicolas Brito Sales foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista aos cinco anos de idade. Esse distúrbio do desenvolvimento mental afeta principalmente a capacidade de comunicação e de interação social dos indivíduos, que também costumam apresentar comorbidades como enfraquecimento dos músculos e estereotipia (movimentos repetitivos).

Apesar dos médicos acreditarem que Nicolas jamais conseguiria desenvolver a fala ou frequentar uma escola regular, ele superou todas as expectativas, graças principalmente aos estudos e pesquisas sobre autismo feitos pelos pais dele, Anita Brito e Alexsander Sales.

Após concluir o ensino médio em 2016, o jovem de 18 anos vem atuando como fotógrafo, escritor e palestrante, levando a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista para todo o país.

A palestra de Nicolas Brito Sales abrirá a programação organizada pelo CAME em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. “A rede municipal de ensino está atendendo esse ano a 26 alunos diagnosticados com autismo. Cada um deles recebe o apoio pedagógico e adaptação curricular que necessita para desenvolver ao máximo o seu potencial,” garante a secretária municipal de Educação, Marli Fernandes.

A coordenadora do CAME, Leia Sofia Viale, explica que “a conferência visa levar informações e conhecimentos sobre esse transtorno aos diretores, coordenadores e professores das Escolas e CMEIs da rede municipal, além dos próprios pais e familiares dos alunos diagnosticados.”

As inscrições para a palestra “Tudo o que eu posso ser: autismo e superação” são gratuitas e podem ser feitas na sede da Autarquia Municipal de Educação, que fica situada à Rua Antonio José de Oliveira, 293, na Barra Funda.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber