Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Apucarana e Ivaiporã iniciam distribuição dos carnês do IPTU

.

Carnês do IPTU poderão ser retirados na Prefeitura em Ivaiporã;  em Apucarana, envio será feito pelos Correios |  Foto: TNOnline
Carnês do IPTU poderão ser retirados na Prefeitura em Ivaiporã; em Apucarana, envio será feito pelos Correios | Foto: TNOnline

As Prefeituras de Apucarana e de Ivaiporã começam nesta semana a distribuir os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2018.   

Em Apucarana, são 52,8 mil imóveis tributados neste exercício fiscal. Os contribuintes poderão pagar o imposto com 5% de desconto até o dia 10 de abril, quando também será possível quitar a primeira das dez parcelas para quem optar por dividir o pagamento.
Segundo o secretário municipal da Fazenda, Marcello Machado, o valor de lançamento do imposto em 2018 é de R$ 23,8 milhões. Ele destaca que a maioria dos contribuintes teve o IPTU reajustado em 2,5%, o valor abaixo da inflação oficial do ano passado, que ficou em 2,95%. O secretário informa ainda que os carnês já foram encaminhados aos Correios, que serão responsáveis pela distribuição.

A Prefeitura abriu credenciamento para todos os bancos e cooperativas, que estão providenciando a documentação necessária. Rede lotérica já está confirmada para receber o pagamento. 

Em Ivaiporã, a Prefeitura começa a entregar amanhã os 16.423 carnês do IPTU 2018. Neste ano, o reajuste do imposto foi de 2,77%. A entrega dos carnês será no setor de tributação. 

Conforme a secretária de Planejamento, Carine Daiane da Silva, neste ano o município concedeu desconto de 10% para o pagamento à vista no dia 10 de abril, quando também vence a primeira parcela do pagamento que poderá ser feito em até seis vezes. A prefeitura também oferece opção de pagamento em parcela única com vencimento para o dia 20 de abril, com desconto de 5%. 
O horário para a retirada dos carnês será das 8 às 16 horas no setor de tributação. No entanto, a prefeitura manterá uma equipe de plantão no horário de almoço. 

“É importante o contribuinte trazer um carnê de anos anteriores para facilitar a localização. Se precisar atualizar o endereço, as pessoas devem trazer também uma fatura de água ou luz”, esclarece Carina. Caso a atualização do imóvel seja para fins de IPTU é necessário o contribuinte levar também uma fotocópia da escritura ou contrato de compra e venda.

O cálculo do imposto é feito com base no valor venal do imóvel. No caso dos imóveis com edificação (Imposto Predial) a porcentagem é de 1% sobre o valor venal determinado pela legislação vigente. Já para os terrenos vagos (Imposto Territorial), a porcentagem é de 3%. 
O prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB) diz que é muito importante que os contribuintes realizem o pagamento do tributo em dia. “O IPTU é a mais importante receita municipal”, assinala. 

A Prefeitura também vai sortear, em 9 outubro, três televisores 42 polegadas para quem pagar o IPTU à vista ou o parcelado em dia. Os pagamentos dos carnês serão feitos na agência da Caixa Econômica Federal ou correspondentes e nas casas lotéricas.  
(COM REPORTAGEM DE IVAN MALDONADO)

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber