Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Apucarana e Ivaiporã iniciam distribuição dos carnês do IPTU

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana e Ivaiporã iniciam distribuição dos carnês do IPTU
AutorCarnês do IPTU poderão ser retirados na Prefeitura em Ivaiporã; em Apucarana, envio será feito pelos Correios | Foto: TNOnline - Foto: Reprodução

As Prefeituras de Apucarana e de Ivaiporã começam nesta semana a distribuir os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2018.   

Em Apucarana, são 52,8 mil imóveis tributados neste exercício fiscal. Os contribuintes poderão pagar o imposto com 5% de desconto até o dia 10 de abril, quando também será possível quitar a primeira das dez parcelas para quem optar por dividir o pagamento.
Segundo o secretário municipal da Fazenda, Marcello Machado, o valor de lançamento do imposto em 2018 é de R$ 23,8 milhões. Ele destaca que a maioria dos contribuintes teve o IPTU reajustado em 2,5%, o valor abaixo da inflação oficial do ano passado, que ficou em 2,95%. O secretário informa ainda que os carnês já foram encaminhados aos Correios, que serão responsáveis pela distribuição.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A Prefeitura abriu credenciamento para todos os bancos e cooperativas, que estão providenciando a documentação necessária. Rede lotérica já está confirmada para receber o pagamento. 

Em Ivaiporã, a Prefeitura começa a entregar amanhã os 16.423 carnês do IPTU 2018. Neste ano, o reajuste do imposto foi de 2,77%. A entrega dos carnês será no setor de tributação. 

Conforme a secretária de Planejamento, Carine Daiane da Silva, neste ano o município concedeu desconto de 10% para o pagamento à vista no dia 10 de abril, quando também vence a primeira parcela do pagamento que poderá ser feito em até seis vezes. A prefeitura também oferece opção de pagamento em parcela única com vencimento para o dia 20 de abril, com desconto de 5%. 
O horário para a retirada dos carnês será das 8 às 16 horas no setor de tributação. No entanto, a prefeitura manterá uma equipe de plantão no horário de almoço. 

publicidade

“É importante o contribuinte trazer um carnê de anos anteriores para facilitar a localização. Se precisar atualizar o endereço, as pessoas devem trazer também uma fatura de água ou luz”, esclarece Carina. Caso a atualização do imóvel seja para fins de IPTU é necessário o contribuinte levar também uma fotocópia da escritura ou contrato de compra e venda.

O cálculo do imposto é feito com base no valor venal do imóvel. No caso dos imóveis com edificação (Imposto Predial) a porcentagem é de 1% sobre o valor venal determinado pela legislação vigente. Já para os terrenos vagos (Imposto Territorial), a porcentagem é de 3%. 
O prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB) diz que é muito importante que os contribuintes realizem o pagamento do tributo em dia. “O IPTU é a mais importante receita municipal”, assinala. 

A Prefeitura também vai sortear, em 9 outubro, três televisores 42 polegadas para quem pagar o IPTU à vista ou o parcelado em dia. Os pagamentos dos carnês serão feitos na agência da Caixa Econômica Federal ou correspondentes e nas casas lotéricas.  
(COM REPORTAGEM DE IVAN MALDONADO)

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline