Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Beto Preto lamenta morte de ex-prefeito e decreta luto de três dias

.

José Domingos Scarpelini morreu aos 67 anos. Foto: Tribuna do Norte
José Domingos Scarpelini morreu aos 67 anos. Foto: Tribuna do Norte

O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), decretou logo nas primeiras horas da manhã desta segunda feira (5), luto oficial por três dias pelo falecimento do ex-prefeito e ex-deputado estadual José Domingos Scarpelini, popularmente conhecido como “Zé Scarpelini”.

“É com profundo pesar que recebemos a notícia do passamento do ex-prefeito José Domingos Scarpelini, valoroso homem público que, em sua trajetória, sempre se mostrou um sensível defensor da causa dos mais humildes”, comentou Beto Preto, reiterando seu respeito à obra de Zé Scarpelini em Apucarana.          

“Apucarana perde um grande gestor público, que deixou sua marca por vários setores do município e, neste difícil momento, manifesto meus sinceros sentimentos à família Scarpelini, à viúva Maria Inês Marreze Scarpelini, seus filhos Thales, Thais e Thiago, seus netos Thales e Eduardo; além do vasto círculo de amigos, na cidade, região e em todo o Estado.   

O ex-prefeito de Apucarana, Zé Scarpelini veio a óbito no início da madrugada desta segunda-feira, em Curitiba, no Hospital da Cruz Vermelha. Ele foi vencido por um câncer, com o qual vinha lutando há seis anos.

O velório acontece a partir das 12 horas, desta segunda-feira, na Capela Vaticano, ao lado do Cemitério Municipal de Curitiba. O corpo será cremado em cerimônia restrita aos familiares. O prefeito Beto Preto estará representado pelo secretário chefe de gabinete, Laércio de Morais.

LEGADO DE OBRAS
Atualmente, José Domingos Scarpelini era primeiro suplente de deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).  Ele foi deputado estadual por Apucarana nos mandatos de 1974/1978, 1978/1982 e 1986/1988. Também assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná de 2005 a 2006, na condição de primeiro suplente. E nos anos de 1993/1994 exerceu o cargo de secretário especial do então governador Roberto Requião. Ocupou ainda o cargo de superintendente de Desenvolvimento da Pesca no Paraná (Sudepe).  

Como prefeito de Apucarana, no mandato de 1989/1992, José Domingos Scarpelini consolidou um significativo saldo de obras e serviços na cidade. Entre elas destaca-se a criação dos parques ecológicos da Raposa e Colônia Mineira; revitalização da Barra Funda, fechando estabelecimentos que denegriam a imagem do outrora bairro que alavancava a economia de Apucarana; municipalizou os serviços funerários, socializando a atividade e acabando com uma acirrada disputa entre empresas privadas locais; construiu a capela Mortuária Central; implantou o Calçadão Valmor Giavarina, junto à Praça Rui Barbosa; aquisição de diversos lotes de terras, garantindo a expansão do Parque Industrial Norte e corrigindo a divisa com Arapongas.

Em sua gestão, Zé Scarpelini também revitalizou a Praça do 28 (Semiramis Braga); construiu quinze ginásios de esportes em escolas públicas municipais e estaduais; implantou os núcleos habitacionais João Goulart, Vale Verde e Dom Romeu Alberti; formou vários pomares públicos às margens de rodovias. Ele também marcou sua trajetória como desportista, incentivando o esporte amador e o futebol profissional.

CÂMARA
O presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Bertoli (DEM), também decretou luto oficial de três dias. A sessão da Câmara que estava marcada para esta segunda-feira (5), foi transferida para quinta-feira (8) às 15 horas.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber