MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Programas garantem lares temporários a 28 crianças em Apucarana

Um levantamento pela Tribuna do Norte aponta que 28 crianças e adolescentes estão atualmente em lares temporários em Apucarana. Todas elas tiveram que sair de suas casas para fugir de uma realidade imprópria, que muitas vezes envolve abuso, violência e us

Da Redação

·
Tribuna do Norte - Diário do Paraná​ - Foto: Tribuna do Norte - Diário do Paraná​
Icone Camera Foto por Reprodução
Tribuna do Norte - Diário do Paraná​ - Foto: Tribuna do Norte - Diário do Paraná​
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.03.2018, 11:11:00 Editado em 04.03.2018, 11:16:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um levantamento pela Tribuna do Norte aponta que 28 crianças e adolescentes estão atualmente em lares temporários em Apucarana. Todas elas tiveram que sair de suas casas para fugir de uma realidade imprópria, que muitas vezes envolve abuso, violência e uso de entorpecentes por aqueles que deveriam ser seus principais protetores. Hoje, três programas acolhem e direcionam estes jovens. Um quarto projeto está sendo desenvolvido e deve entrar em funcionamento neste ano.

continua após publicidade

Situações de risco para menores de idade são geralmente identificadas pelo Conselho Tutelar, mas as crianças são retiradas do convívio familiar apenas com decisão da Justiça. Em Apucarana existem duas entidades de acolhida. O Lar Sagrada Família, entidade filantrópica, recebe crianças entre zero e 12 anos. Acima desta idade, quem cuida é a Casa Lar, gerida pela Prefeitura.A diretora de ação social do Lar Sagrada Família, Aída Assunção, explica o trabalho desenvolvido pela entidade, que hoje cuida de 12 crianças. 

“Há um grande fluxo de crianças entrando e saindo da entidade. Já tivemos menos crianças e também já estivemos perto de nossa capacidade máxima, de 20 crianças. Mesmo assim, buscamos sempre dar a maior atenção e carinho a todos eles, que infelizmente são vítimas de um ambiente impróprio”.A entidade recebe ajuda da prefeitura, mas a maior parte dos custos é coberta através de doações. Atualmente, o espaço passa por uma reforma, toda custeada pela comunidade. 

continua após publicidade

“São crianças que precisam de amor e cuidado. Cada história nos toca profundamente. Mas sabemos que, por mais grave que seja o caso, pai e mãe são insubstituíveis. Por isso, nossa missão, na verdade, é tentar mostrar que o mundo é muito maior do que aquele sofrimento que eles passaram”, diz Aída.Já na Casa Lar estão quatro adolescentes entre 13 e 18 anos incompletos. 

Leia a matéria completa na Tribuna do Norte - Diário do Paraná

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Programas garantem lares temporários a 28 crianças em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!