Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Praça CEU terá sessões gratuitas de cinema

.

Prefeitura de Apucarana recebeu nesta semana acervo de 197 filmes do cinema brasileiro da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (Foto: divulgação)
Prefeitura de Apucarana recebeu nesta semana acervo de 197 filmes do cinema brasileiro da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (Foto: divulgação)

A Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur) inicia na próxima quinta-feira (08/03), o projeto Cine Cultura Praça CEU. A proposta visa realizar semanalmente sessões gratuitas com a exibição de filmes nacionais. A primeira obra a estrelar na tela da Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), localizada no Jardim América, é o filme “Antônia”, que retrata a história de quatro jovens negras que batalham o sonho de viver da música. A sessão inicia às 20 horas e a classificação etária é de 12 anos.

Os detalhes finais do projeto, que também deve contemplar em breve exibições no Cine Teatro Fênix – com o nome de Cine Cultura Fênix -, foram definidos nesta sexta-feira (02/03) em reunião entre o prefeito Beto Preto, a secretária da Promatur professora Maria Agar Borba Ferreira e o gestor cultural da Praça CEU, Marcelo Fábio Quartim.

“Nesta semana recebemos um acervo de 197 filmes da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, um conjunto de obras brasileiras licenciadas para sessões sem fins lucrativos em pontos de exibição audiovisual como a Praça CEU, o que vai possibilitar avançarmos ainda mais com a nossa política de democratização do acesso a produção cultural”, destacou o prefeito Beto Preto. Ele salientou que desde 2013 alimentava o sonho de expandir a “agitação cultural através de filmes do cinema brasileiro”. “Mesmo que a plateia ainda esteja em formação e seja pequena inicialmente, tenho a certeza de que vamos formar um público de qualidade com essas obras nacionais”, frisou o prefeito.

A secretária Maria Agar destaca que são filmes para os diversos públicos. “São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros (animação, documentário, experimental e ficção), que contam histórias do imaginário brasileiro e dos seus autores e que mostram a nossa realidade em seus diversos aspectos”, destaca a secretária.

Um cartaz que será colocado defronte ao prédio da Praça CEU vai informar ao público o filme em exibição na semana, mas as pessoas poderão obter a informação também através do telefone 3423-2944. De acordo com a secretária Maria Agar, as exibições no Cine Teatro Fênix devem iniciar assim que fechada uma programação. “Por ser um local onde são realizadas diversas atividades, precisamos de um tempo a mais para encaixar os dias e horários para o cinema gratuito”, explicou.

O gestor cultural da Praça CEU, Marcelo Fábio, explica que o conjunto de filmes nacionais é distribuído pela Programadora Brasil, que nasceu em 2006 como um programa estratégico da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. “São produções antigas e recentes, filmes representativos da nossa cinematografia que estão sendo exibidos gratuitamente em diversas partes do Brasil, contribuindo para promover o encontro do público com o cinema brasileiro”, frisou.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber