Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Com ajuda de doadoras, Banco de Leite alimenta bebês prematuros da UTI Neonatal 

.

Doações mantém estoque de leite humano do Hospital da Providência. Foto: TNOnline
Doações mantém estoque de leite humano do Hospital da Providência. Foto: TNOnline

O Banco de Leite Humano do Hospital da Providência e Hospital Materno Infantil está conseguindo manter o estoque necessário para atender os bebês internados na UTI Neonatal, graças à arrecadação positiva junto às doadoras de leite materno.  Em média, o BLH conta com 85 doadoras mensais. 

Segundo a coordenadora do BLH, enfermeira Julia Inserti Parra, a expectativa é que as doações continuem e o estoque permaneça em alta pelos próximos meses. Ela explica que na UTI Neonatal o consumo de leite pasteurizado pelo Banco de Leite Humano é de 50 litros por mês, em média, e graças às doações, foi possível atender toda a demanda de leite materno pronto para o consumo para os bebês prematuros internados no último mês.

Ainda de acordo com coordenadora, o resultado é decorrente do trabalho de orientação sobre o tema realizado pela equipe do serviço.“Foram realizadas palestras para gestantes e puérperas em Apucarana e alguns municípios da nossa região. Também capacitamos profissionais da área da saúde sobre a amamentação e doação de leite”, afirma.

Em Arapongas, as doadoras recebem visitas a domicílio para orientação, por meio de uma parceria com a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), através de um projeto de extensão para alunos do curso de enfermagem. 
“No projeto os alunos visitam puérperas, orientando sobre a doação de leite e amamentação”, comenta. No entanto, a enfermeira destaca que as doações não podem parar e para receber a doação do leite materno, o BLH conta com o apoio do serviço “Bombeiro Amigo da Criança” que recolhe o leite congelado doado nas residências das doadoras e transporta até o hospital", comenta. 


Segundo informação do soldado do Corpo de Bombeiros, Guilherme Augusto Moscato, responsável pela coleta, a equipe recolhe as doações seguindo um cronograma emitido pelo hospital. 

"O trabalho é feito toda terça feira, no período da manhã, das 8 às 12h. O hospital passa a relação e a equipe faz as coletas". Para que o atendimento ocorra sem imprevistos, ele orienta que a mães colaboradoras entrem em contato com o hospital e informem o melhor horário para realizar a coleta. 

"As vezes acontece situações em que a pessoa não está em casa, então é melhor é avisar qual é o melhor horário para que a equipe possa buscar o leite", orienta. 

O Banco de Leite Humano funciona no 1° andar do Hospital da Providência (próximo ao Posto 3) e atende de segunda a quinta-feira das 7h às 17h e na sexta-feira das 7h às 16h. Telefone: 3420 1479.


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber