Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Quatro UBSs de Apucarana conquistam “Selo Bronze”

.

Premiação do Governo do Estado é um reconhecimento à qualidade do atendimento prestado à população (Foto – Profeta)
Premiação do Governo do Estado é um reconhecimento à qualidade do atendimento prestado à população (Foto – Profeta)

Quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Apucarana foram certificadas para receber o “Selo Bronze” do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Paraná (APSUS), da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). A iniciativa do Governo do Estado é uma forma de reconhecimento às UBSs, através de suas equipes da atenção primária, que se destacaram no atendimento à população em 2017.

Para receber a qualificação, as unidades básicas passaram por uma avaliação criteriosa que verifica mais de 100 itens, entre estrutura física e processos de trabalho. “As nossas UBSs, Rodrigo Yoshi, da Vila Apucaraninha; Ana Maria Pepato, do Jardim Trabalhista; Bolivar Pavão, do Jardim América; e Osvaldo Damim, do Lago Jaboti, foram rigorosamente avaliadas e certificadas com o Selo Bronze”, comemora o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

A solenidade da entrega dos selos de qualidade as quatro UBSs de Apucarana vai acontecer no dia 9 de março, no Clube 28 de Janeiro, com a presença do secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. Outras UBSs de municípios que formam a base da 16ª Regional de Saúde também vão receber a certificação na mesma ocasião.
Para o prefeito Beto Preto a conquista do Selo Bronze em quatro UBSs reflete os investimentos que a saúde do município vem recebendo nos últimos anos. “Investimos de maneira permanente na capacitação das nossas equipes de saúde, bem como na padronização dos processos de trabalho, somados à garantia dos equipamentos necessários para prestar um atendimento de melhor qualidade à nossa população”, avalia Beto Preto.

METODOLOGIA – Através de uma metodologia baseada no conceito de tutoria APSUS, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde acompanham, orientam e prestam consultoria às equipes das unidades que aderem ao projeto. Implantada em 2014, a iniciativa já está presente em 312 municípios, beneficiando 902 postos de saúde.

O processo de avaliação da tutoria verifica o cumprimento de mais de 100 itens de qualidade para a obtenção dos selos. Equipes das regionais de saúde visitam as unidades de saúde das cidades da sua respectiva área de abrangência para avaliar os serviços.

O superintendente da Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana de Castro, cita alguns e dos itens avaliados para obtenção do Selo Bronze. “Entre muitos aspectos da estrutura física da UBS analisados pelos técnicos da SESA estão às condições de acessibilidade, fluxo de atendimento e sinalização. Mas são avaliados principalmente os processos de trabalho como a classificação e identificação de fatores de risco clínico em diabéticos, hipertensos e gestantes, visando à adoção de intervenção imediata”, exemplifica Viana.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber