Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Saúde amplia oferta de ressonância

.

A partir de março serão autorizados 160 exames mensais, 100 além da média (Foto – Profeta)
A partir de março serão autorizados 160 exames mensais, 100 além da média (Foto – Profeta)

 A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) anunciou que vai autorizar, a partir de março, 100 exames de ressonância magnética além da média mensal, hoje em torno de 60. A medida visa zerar a atual fila de espera do procedimento.

“Temos cerca de 450 pessoas esperando pela ressonância. A liberação de exames extras vai se estender para o mês de abril e provavelmente maio até que todos os pacientes que estão atualmente na fila de espera na central de regulação da Autarquia Municipal de Saúde sejam atendidos”, informa o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

A ressonância magnética é uma técnica de diagnóstico por imagem para investigação de doenças. As imagens, de alta definição, ajudam na identificação de tumores, lesões ou adversidades em diferentes órgãos do paciente.

O prefeito Beto Preto observa que a demanda por exames em cada especialidade tem merecido especial atenção da atual gestão, através da Autarquia de Saúde. “Ações de intensificação dos atendimentos estão sendo adotadas na medida do possível. A mobilização para reduzir o tempo de espera para consultas de oftalmologia vem atendendo desde novembro uma média de 70 pacientes aos sábados”, exemplifica Beto Preto.

Conforme balanço da AMS, os 10 mutirões de oftalmologia realizados ao longo de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro atenderam mais de 700 pacientes. O público alvo desta ação são crianças e adolescentes de 0 a 15 anos e pacientes acima de 60 anos com encaminhamento para triagem visando o diagnóstico da catarata.

Para março já estão agendados mais duas datas para o mutirão de oftalmologia, nos dias 17 e 24, para o atendimento crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. “Também a partir de março serão ofertados 100 exames a mais de ressonância no mês e em breve vamos intensificar o atendimento em outras especialidades”, adianta o prefeito Beto Preto.

O prefeito ainda faz uma retrospectiva da bem sucedida ação de intensificação dos exames do preventivo e de mamografia, realizada em novembro e dezembro do ano passado. O serviço foi ofertado no dia 15 de novembro, um feriado nacional, e 9 de dezembro, um sábado. As duas datas, escolhidas estrategicamente para facilitar o acesso aos exames, somaram o atendimento a mais de 800 mulheres.

Beto Preto também destaca que neste começo de ano, o número de exames realizado pelo Laboratório Municipal saltou de 12 mil para 18 mil mensais. São os primeiros resultados, explica o prefeito, da reestruturação deste setor, o qual está passando por um processo de informatização, recebeu recentemente equipamentos modernos para análise de material coletado e que há cerca de um mês passou a contar com uma nova e mais amplia área de coleta de exames.

“São vários fatores positivos na oferta de exames na rede pública de saúde do município, mas queremos mais e não vamos medir esforços para que isso aconteça”, afirma Beto Preto.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber