Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Exército celebra 73 anos da tomada de “Monte Castelo”

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Exército celebra 73 anos da tomada de “Monte Castelo”
Autor Foto: Reprodução

O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado realizou, na manhã desta quarta-feira (21/02), formatura comemorativa ao 73º aniversário da Tomada de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). O evento contou com a presença de João Estevão Bérgamo, ex-pracinha da FEB, que depositou uma corbélia de flores no Monumento ao Expedicionário.

A solenidade, que ocorreu nas dependências do 30º  BIMec, foi presidida pelo tenente-coronel José Luis Barbosa Deina, comandante da unidade militar, e contou ainda com a presença do prefeito Beto Preto, e do vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac). Prestigiaram ainda a solenidade vereador, amigos do batalhão, autoridades das forças armadas e do judiciário.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Beto Preto destacou a presença do ex-pracinha na solenidade. “O João Bérgamo está com 93 anos e faz questão de estar presente. É uma justa homenagem aos combatentes da FEB que realizaram esse importante feito. A batalha custou muitas vidas, mas essa vitória conseguiu estancar o avanço nazista na Europa e garantir os valores da democracia em todo o mundo”, frisa o prefeito.

A Batalha de Monte Castelo foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. O conflito se arrastou por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, e teve participação decisiva da Força Expedicionária Brasileira.

A formatura teve ainda a leitura da ordem do dia e o desfile da tropa. “Com essas atividades, o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado prestou a merecida homenagem àqueles que – com sacrifício, bravura e glória – souberam defender a honra da pátria e os ideais de liberdade e democracia”, enfatizou o tenente-coronel Deina.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline