MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

APL de bonés e Sivale discutem descarte incorreto de resíduos industriais

Na última reunião do APL de Bonés de Apucarana e SIVALE, realizada recentemente a governança discutiu sobre o descarte irregular dos resíduos industriais, que foi tema de matérias recentes no jornal.A governança relembra que em 2006  houve uma convocação

Da Redação

·
APL de bonés e Sivale discutem descarte incorreto de resíduos industriais - Foto: Arquivo/Imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Reprodução
APL de bonés e Sivale discutem descarte incorreto de resíduos industriais - Foto: Arquivo/Imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.02.2018, 19:01:00 Editado em 20.02.2018, 13:57:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na última reunião do APL de Bonés de Apucarana e SIVALE, realizada recentemente a governança discutiu sobre o descarte irregular dos resíduos industriais, que foi tema de matérias recentes no jornal.

continua após publicidade

A governança relembra que em 2006  houve uma convocação da promotoria para que as empresas providenciassem o PGRS - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, na época muitas empresas se adequaram às normas. Porém, muitas empresas ainda não tem o plano e aquelas que tem, muitas vezes não cumprem o que está previsto.

Segundo a Engenheira de Segurança do Trabalho Carla Narita, Consultoria Técnica do Sistema FIEP, o PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é obrigatório desde 2010 conforme estabeleceu a lei 12.305 e é um forte trabalho para atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira. É nela que se atesta a capacidade de uma empresa em gerir todos os resíduos gerados por ela de forma consciente e ambientalmente correta.

continua após publicidade

Os diretores das entidades destacam que o papel do APL de Bonés e do SIVALE é orientar as empresas e oficinas de costuras as legislações previstas mas,  não tem atribuições e nem autonomia para exercer o papel de órgão fiscalizados. Segundo o coordenador do APL de Bonés, Sr Jayme Leonel, sempre houve problemas com o descarte, mas atualmente há meios que facilitam descartar da maneira correta, as empresas devem se adequar.

A presidente do SIVALE, Elizabete Ardigo, alerta os empresários da importância de procurarem o sindicato para se informar e destaca que através da Governança do APL que é constituído por várias instituições entre elas: SIVALE, Sebrae, Sesi/Senai, UTFPR, Unespar, FAP, etc., oferecem opções e apoio para as empresas realizarem seus PGRS.

No ano de 2016 o SIVALE através da FIEP subsidiou 100% dos planos de gerenciamento para 10 empresas associadas. O empresário deixa de ser beneficiado e corre o risco por não procurar se informar sobre seus direitos e deveres, ressalta Elizabete.

Principal representante
Elizabete lembra ainda que o SIVALE é o principal representante das indústrias do vestuário, abrange mais de 20 municípios, englobando mais de 800 empresas, filiado a FIEP Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e vem realizando cursos, consultorias e treinamentos na área de gestão ambiental, basta o empresário participar e se adequar as leis.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "APL de bonés e Sivale discutem descarte incorreto de resíduos industriais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!