Apucarana

Escola da Gestante promove visita guiada à maternidade do Providência

Da Redação ·
A familiarização com a ambiente contribui para deixar a gestante mais tranquila e confiante, facilitando a assistência na hora do parto (Fotos – Profeta)
A familiarização com a ambiente contribui para deixar a gestante mais tranquila e confiante, facilitando a assistência na hora do parto (Fotos – Profeta)

Desenvolvido pela Escola a Gestante de Apucarana desde 2015, o projeto visita guiada de grávidas ao Hospital da Providência Materno Infantil vem despertando o interesse cada vez maior das futuras mamães. A conquista do Programa de Residência Multiprofissional pela Autarquia Municipal de Saúde, em 2016, também teve influência positiva na condução deste serviço, já que os profissionais da Residência Obstétrica reforçaram a equipe que desenvolve o projeto.

continua após publicidade

Com a adesão espontânea das gestantes, as visitas guiadas à maternidade são antecedidas por orientações na Escola da Gestante sobre o processo de trabalho de parto, aleitamento e esclarecimentos de dúvidas. Com dia e horário agendado, sempre às sextas-feiras, às 14 horas, a gestante e o acompanhante visitam a maternidade, fazendo o roteiro que será percorrido no dia do nascimento do bebê, conhecendo, por exemplo, a estrutura dos quartos e salas de parto.

“Elas têm a oportunidade de conhecer a estrutura da maternidade, métodos utilizados durante o trabalho de parto, a sala de parto, a rotina do hospital, bem como a equipe multiprofissional que irá lhe prestar atendimento”, acrescenta a coordenadora da Casa da Gestante, a enfermeira obstétrica Maria Aparecida das Neves.

continua após publicidade
Escola da Gestante promove visita guiada à maternidade do Providência fonte: Reprodução

A familiarização com a ambiente da maternidade, observa Cidinha, contribui para deixar a gestante mais tranquila e confiante, facilitando a assistência na hora do parto. “A visita guiada, comprovadamente, tem tido influência positiva pela opção por parto normal”, avalia coordenadora da Casa da Gestante.

Grávida de 8 meses do primeiro filho, Ana Castorina Germano, participou hoje (16) da visita guiada na maternidade do Providência. Ela, que estava acompanhada do marido Leandro e da mãe Maria dos Santos Silva, aprovou a iniciativa da Escola da Gestante. “Conhecer tudo aqui me trouxe mais segurança, especialmente porque optei pelo parto normal. Tudo é muito organizado e gostei principalmente das explicações da enfermeira obstétrica Rosiane. Vou vir muito mais tranquila para ter meu filho”, afirma Ana Castorina.

O prefeito Beto Preto destaca que a adoção de medidas voltadas a melhoria na qualidade do atendimento as gestantes têm sido uma preocupação constante na sua administração. “Além do investimento na equipe profissional que atende uma média de 900 mulheres na Escola da Gestante, está sendo realizada, gradativamente, a descentralização das consultas do pré-natal da Escola da Gestante para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O projeto da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), através da Estratégia Saúde da Família (ESF), atualmente está presente em 7 UBSs e vai chegar a outras 11 unidades”, informa Beto Preto.

continua após publicidade
Escola da Gestante promove visita guiada à maternidade do Providência fonte: Reprodução

ges

O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, detalha que a consulta pré-natal nas UBSs tem como foco as mulheres com gestação de baixo risco e que o atendimento é prestado por médicos com especialidade em Medicina da Família e Comunidade. Os casos identificados durante as consultas como gestação de risco intermediário e alto risco serão encaminhados a Escola da Gestante e passam a ser acompanhados simultaneamente pelo obstetra daquele local, bem como pelo médico da UBS da comunidade em que a mulher grávida residir.

A Escola da gestante recebeu recentemente dois novos aparelhos de cardiotocografia. Os equipamentos, de última geração, avaliam o bem estar do feto e da mãe, como o batimento cardíaco fetal e as contrações uterinas. “É um aparelho essencial para o acompanhamento do pré-natal. Realizamos em média 20 exames de cardiotocografia por dia na Escola da Gestante”, informa Cidinha.