Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Turismo rural se consolida no ‘Barreiro’

.

Entre todos os distritos apucaranenses, o de São Sebastião do Barreiro é o mais próximo da cidade, ficando a cerca de 10 quilômetros do centro. Contando com elogiada culinária e tradições próprias, o local desponta para o turismo rural, reunindo pesqueiros, restaurantes, chácaras de lazer e outras atividades, que atraem pessoas do centro da cidade e também de municípios da região. A recente pavimentação da principal via de acesso ao distrito tem contribuído para ‘mudar a cara’ da localidade.

Alcides Favaretto é proprietário de um dos pesqueiros mais tradicionais da região. Há 21 anos, ele construiu os primeiros tanques e, hoje, afirma que muita coisa mudou no distrito desde aquela época. “O Barreiro mudou de ‘status’. Antigamente, gente com carro novo não vinha até aqui. Hoje, vem pessoas de todas as classes. Nos finais de semana, centenas de pessoas vem ao distrito para pescar, comer e se divertir”.O crescimento do “Barreiro” se reflete no próprio pesqueiro, que ganhou novos tanques ao longo destes anos. Mas o principal avanço foi a fábrica de compotas e conservas, uma produção que já dura 11 anos e conta com 54 variedades. “A culinária aqui no Barreiro é muito rica. Temos uma grande produção de alimentos, de maneira tradicional e que precisa ser explorada e incentivada”, diz Favaretto.

O potencial turístico da localidade ganhou força recentemente, com a pavimentação dos cinco quilômetros que separam o distrito do Contorno Norte de Apucarana. A obra, finalizada há menos de dois meses, já contribui para o aumento de turistas. “Algumas melhorias ainda são necessárias. Mas não há como negar que a obra nos ajudou muito. Pelas contas que fizemos, a média de gastos por cliente aumentou 25% depois da pavimentação”, conta o proprietário do pesqueiro.

Turistas que já estavam habituados à região aprovaram a nova estrada, como a esteticista araponguense Ângela Berbert. “Sempre venho ao Barreiro, gosto muito dos pesqueiros. Quase toda semana estou por aqui. Acredito que a localidade tem um potencial imenso para crescer porque, além do lugar ser muito bonito, tem uma cultura muito forte. E as melhorias feitas na estrada só contribuem para este avanço”, diz.É o mesmo pensamento de Rita Ramiro, empresária também de Arapongas. “Sou muito favorável ao turismo rural. Acho que as pessoas precisam entrar em contato com a natureza com maior frequência. O Barreiro, neste sentido, é perfeito. O potencial a ser explorado é enorme”, destaca.

Estrada foi reaberta há cerca de dois meses | Foto: Sérgio Rodrigo

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber