Facebook Img Logo
  1. Edhucca Banner
Mais lidas
Apucarana

Unespar sedia palestra sobre proteção à criança e adolescente

.

Psicóloga do Nucria ministra palestra sobre proteção à criança e adolescente - Foto Profeta
Psicóloga do Nucria ministra palestra sobre proteção à criança e adolescente - Foto Profeta

A Autarquia Municipal de Educação realizou mais uma etapa da formação continuada para os professores e servidores da rede municipal de ensino. O ponto alto da programação, nessa sexta-feira (9), foi uma reflexão sobre o tema violência contra a criança e o adolescente.

A palestra foi ministrada, em duas sessões, no Auditório Gralha Azul, pela psicóloga do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crime (Nucria), Cristina Fukumori Watari, em parceria com o procurador da República, Raphael Otávio Bueno Santos.

“Nós entendemos que cursos como esse são extremamente importantes. Por meio deles, os profissionais aprendem a reconhecer os sinais que as crianças vítimas de violência demonstram no ambiente escolar e a dar o encaminhamento e o suporte necessários em cada situação,” afirmou a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.

O prefeito em exercício de Apucarana, Júnior da Femac, enalteceu a iniciativa da Autarquia Municipal de Educação. Segundo ele, o Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), em parceria com a macrorrede de enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente, promoveu uma discussão relevante durante a formação continuada de professores da rede municipal de ensino.

“Tudo o que ocorre fora da escola reflete dentro dela, seja o surgimento de novas tecnologias, os problemas familiares, o bullying e os casos de violência. Por isso, é preciso aproveitar ao máximo estas orientações transmitidas, por que os professores têm nas mãos o bem mais precioso de Apucarana: nossas crianças,” afirmou o prefeito em exercício, Junior da Femac.

VIOLÊNCIA – De acordo com o procurador da República, Raphael Otávio Bueno Santos, a violência contra as crianças e os adolescentes ocorre em qualquer lugar e em todos os grupos sociais. “Em geral, apenas os casos mais graves são denunciados e vêm a público, mas os pequenos atos de violência também deixam marcas profundas nas vítimas. Os crimes quase sempre são praticados por pessoas próximas aos menores e que deveriam protegê-los. Estes, por sua vez, enfrentam dificuldades em pedir ajuda, seja por medo ou pela falta da consciência de que tais atos caracterizam crimes,” explicou.

Além da reflexão sobre o enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente, os profissionais da rede municipal de ensino também assistiram, nessa sexta-feira, no Cine Teatro Fênix, às palestras “Acordando as múltiplas inteligências”, proferida pela mestre em Educação Especial, Wania Boer, e “A importância do Brincar na Educação Infantil”, ministrada pela especialista em Educação Infantil, Regina Shudo.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber