Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Diversificação amplia renda e ajuda na sucessão familiar

.

Diversificação amplia renda e ajuda na sucessão familiar. Foto: Assessoria
Diversificação amplia renda e ajuda na sucessão familiar. Foto: Assessoria

Em uma área de apenas 2,5 alqueires, o jovem Jorge Luiz de Godoy (24 anos) cultiva 1.400 pés de frutas e ainda mantém um barracão com capacidade para 28 mil frangos. A propriedade é uma das 274 que recebem incentivos do Programa Terra Forte e foi visitada nesta terça-feira (06/02) pelo prefeito em exercício, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac).

A Chácara JL, que fica na Rodovia do Milho, na região do Bilotti, é um dos exemplos de como a diversificação está ajudando a manter jovens na agricultura. “Nós estamos vendo jovens, na faixa etária de 20 a 25 anos, que estão se interessando em cuidar da propriedade. O Programa Terra Forte é uma das iniciativas da Gestão Beto Preto que contribuem na sucessão, ajudando a fixar as famílias no campo”, frisa Junior da Femac, que esteve acompanhado na visita pelo vereador Mauro Bertoli, presidente do Legislativo, pelo secretário Municipal de Agricultura, José Luiz Porto, e por técnicos do setor.

Junior da Femac lembra que o programa nasceu de um pedido de uma criança, feito ao prefeito Beto Preto, para que fossem incluídas frutas no cardápio da merenda escolar. Implantado em maio de 2014, a iniciativa tem sido premiada em âmbito Estadual. “Hoje já chegamos à marca de 85 toneladas de frutas entregues pelos produtores ao Departamento Municipal de Merenda Escolar. A projeção para 2018 são mais 70 toneladas”, afirma Junior da Femac, acrescentando que, além da fruta in natura, o Município pretende incentivar a criação de uma cooperativa para fazer o processamento industrial, agregando valor ao produto.

De acordo com o prefeito em exercício, a fruticultura e a avicultura estão alavancando o Valor Bruto da Produção (VBP). “Somente a avicultura responde por 45% do VBP de Apucarana, que tem atualmente 173 aviários instalados. Nos últimos dois anos, Apucarana aumentou a capacidade instalada em 70%, passando de 2,3 milhões para 4 milhões de frangos”, ressalta Junior da Femac.

Conforme o secretário municipal de Agricultura, José Luiz Porto, atualmente 274 agricultores estão inscritos no Programa Terra Forte e recebem incentivos como mudas, calcário e fosfato natural. “Os que optaram pela fruticultura são 97 agricultores, para os quais já distribuímos 10 tipos de mudas”, informa Porto.

O jovem Jorge Luiz de Godoy retirou e plantou 500 mudas de goiaba, 150 de maracujá, 100 de figo, 50 de atemoia e 100 de abacate. “Vendo meu pai e minha mãe trabalhando sempre me interessei em permanecer na atividade. Ouvi falar do programa e fui buscando informações com outros produtores”, conta Godoy, que plantou as mudas há cerca de dois anos e já começa a colher os primeiros frutos. Godoy administra os serviços da chácara e conta com a ajuda de um caseiro.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber