Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Pavimentação em estrada beneficia agricultura e turismo rural

.

Pavimentação em estrada beneficia agricultura e turismo rural - Foto Divulgação
Pavimentação em estrada beneficia agricultura e turismo rural - Foto Divulgação

Concluída em dezembro do ano passado graças a uma parceria viabilizada pelo prefeito Beto Preto junto ao Governo do Paraná, os benefícios do investimento e a qualidade da obra, realizada nos cinco quilômetros da estrada rural entre a sede e o Contorno Norte, foram enaltecidos pelo prefeito em exercício, Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac).

Na companhia de lideranças políticas e comunitárias, ele percorreu o trecho nesta segunda-feira (05/02). “A Gestão Beto Preto tem procurado levar mobilidade para toda a cidade através de vários projetos e esta obra veio para contribuir não só para o ir e vir dos produtores rurais, mas também para dinamizar uma gama de atividades turísticas que estão se desenvolvendo ao longo do caminho”, pontuou Júnior da Femac.

Além da agroindústria familiar, onde muitos produtores ainda residem nas propriedades, das lavouras de milho, soja, entre outras, e granjas da avicultura, a região é servida por empreendimentos do ramo do turismo rural, com destaque aos pesque-pagues e chácaras de aluguel para eventos diversos. “Então, além de favorecer o escoamento de toda a produção agrícola, esta benfeitoria atende ao desenvolvimento econômico da comunidade”, afirmou Júnior.

Levantamento feito pela nossa secretaria Municipal da Agricultura estima que nos finais de semana entre 8 e 10 mil pessoas acessam a estrada para desfrutar dos serviços oferecidos por estes empreendimentos. “Número que só tende a aumentar, pois com a pavimentação não há mais o que se preocupar com a mobilidade, faça chuva ou sol”, analisou o prefeito em exercício.

Executada em parceria com o Governo do Paraná, em um investimento de cerca de R$1,2 milhão, sendo R$120 mil de contrapartida municipal, Júnior revelou que a conquista do prefeito Beto Preto contou com intermediação do Democratas de Apucarana. “Agradecimentos neste contexto a participação dos vereadores Mauro Bertoli e Sidrin, do Brito Martins (vice-presidente local do partido e de André Marçal (Coordenador do Escritório Regional da Cohapar), que intercederam pela cidade junto aos deputados estaduais Nelson Justus e Pedro Lupion. Os recursos vieram e a obra saiu a custo zero para os proprietários rurais”, informou Júnior.

A empresa responsável pela execução foi a Miltão Indústria e Comércio de Pedras e Artefatos Ltda. “Ao longo dos trabalhos a crise nacional se implantou, então esta é uma obra a ser muito comemorada, pois sua conclusão é fruto de um grande esforço do prefeito Beto Preto e do compromisso do Governo do Paraná com Apucarana”, analisou o prefeito em exercício. Ele lembrou que devido à crise a obra ficou cerca de um ano e meio parada. “Foi necessária habilidade por parte da prefeitura, que fez um realinhamento de preços, entrou com contrapartida e com isso a empresa pode concluir a obra”, comentou.

Júnior destacou ainda o empenho das equipes municipais. “Desde a Secretaria de Obras, setor de Compras e Licitação até a secretaria Municipal da Agricultura, que acompanhou e fiscalizou a obra juntamente com as regionais de Apucarana e Londrina da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab)”, disse.

Além do investimento na estrada, o prefeito em exercício Júnior da Femac informou que a prefeitura também realizou recentemente a revisão da iluminação pública e tem em andamento projeto para readequar todas as ruas da sede da comunidade rural.

O presidente da Associação de Moradores, Zacarias Baganha, lembrou que foram anos de luta, mas foi somente através da atual administração que a comunidade conseguiu respaldo para a viabilização da obra. “A associação pediu muito e hoje estamos muito contentes. Fomos finalmente não só ouvidos, mas atendidos. Sou feirante, preciso da estrada todos os dias e agora não tem mais o que falar, só mesmo agradecer”, disse o produtor rural.

Conhecido como Catarina, o produtor rural Antônio João da Silva, também está satisfeito com a atenção da prefeitura. “Essa pavimentação traz mais vida ainda para o Barreiro, que já se tornou um ponto de turismo. Agora vou rapidinho daqui para o centro da cidade, esteja sol ou chovendo”, disse. Opinião semelhante ao ministro local da Igreja Católica, Juliano Ferreira Machado. “Era complicado antes dessa pavimentação. Agradecemos ao prefeito que com esta obra vem valorizando o meio rural”, concluiu.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber