MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Procura por vacina contra febre amarela aumenta 532% em um mês

A procura pela vacina contra a febre amarela disparou em Apucarana (norte do Paraná) em janeiro. O número de pessoas imunizadas contra a doença aumentou 532% em comparação a dezembro de 2017. Segundo a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), 161 pessoas foram

Da Redação

·
Professor Donizete Balthazar Carvalho procurou ontem pela vacina em Apucarana | Foto: TNOnline
Icone Camera Foto por Reprodução
Professor Donizete Balthazar Carvalho procurou ontem pela vacina em Apucarana | Foto: TNOnline
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.02.2018, 20:02:00 Editado em 03.02.2018, 15:56:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A procura pela vacina contra a febre amarela disparou em Apucarana (norte do Paraná) em janeiro. O número de pessoas imunizadas contra a doença aumentou 532% em comparação a dezembro de 2017. Segundo a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), 161 pessoas foram vacinadas no último mês do ano passado. Agora em janeiro, foram 1.018.O aumento da procura pelas doses é reflexo da mobilização da Autarquia de Saúde para vacinar a população e também por conta dos casos da doença em outros estados, principalmente São Paulo e Minas Gerais. 

continua após publicidade

Como o carnaval está chegando, muitas pessoas que vão viajar também estão ‘correndo’ para se imunizar. A vacina tem efeito após dez dias. O Brasil registrou 213 casos de febre amarela, sendo que 81 vieram a óbito, no período de 1º julho de 2017 a 30 de janeiro deste ano. Na quarta-feira, Curitiba confirmou o primeiro caso da doença. A paciente contraiu a doença no interior de São Paulo. No Paraná, o último caso de febre amarela autóctone (contraído no Estado) foi confirmado em 2008, em Laranjal, na região central do Estado. 

O supervisor de vendas Alex Resende, de 51 anos, recebeu a vacina ontem na Unidade Básica de Saúde (UBS) Romeu Milani, na Rua Oswaldo Cruz, no centro. Ele viaja frequentemente para São Paulo e Minas Gerais, estados em que a incidência da doença é maior. “Melhor prevenir e ficar com a vacina em dia. Não se pode brincar com a saúde”, ressalta. Na fila do mesmo posto de saúde estava o professor de Matemática e Física, Donizete Balthazar Carvalho, 58, que também foi tomar a vacina contra a febre amarela. 

continua após publicidade

“Vim tomar por desencargo de consciência, pois não lembro quando foi a última vez que vacinei contra essa doença. Minha filha, que é da área da saúde, já tomou, e minha esposa, por causa da idade, precisa de um laudo médico”, conta. Segundo o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, o aumento da vacinação se deve à campanha lançada no começo deste ano. 

"A vacina está à disposição da população e os lotes serão repostos de acordo com a demanda”, comenta. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, pode tomar a vacina contra a febre amarela crianças a partir de 9 meses e adultos de até 59 anos. No caso dos idosos com 60 anos ou mais, é preciso avaliação médica. 

“As 22 UBS com sala de vacinação estão com vacina contra febre amarela. A dose é única, garantindo proteção para o resto da vida”, afirma Kaneta. É importante ressaltar, segundo Kaneta, que quem recebeu uma ou mais doses da vacina em qualquer fase da vida já está imunizado. “Em caso de dúvida, leve a carteirinha e mostre para um profissional da saúde que ele vai orientar”, finaliza.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Procura por vacina contra febre amarela aumenta 532% em um mês"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!