Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Prova 28 teve “show africano” nas ruas  

.

Os atletas africanos voltaram a predominar na 56ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro, comemorativa ao 74º aniversário de Apucarana. Na principal categoria, os 10 quilômetros, Maxwell Kortek Rotich, de apenas 20 anos de idade, de Uganda (equipe Coquinho/Fila/Bioleve), liderou de ponta a ponta e fechou a prova com quase trezentos metros de vantagem, com o tempo de 29m57s. Entre as mulheres, Leah Jerotich, do Quênia, também garantiu a vitória com ampla vantagem, cravando 34m20s.

O paulista Altobeli Santos da Silva (atleta da Seleção Brasileira de Atletismo), que havia superado os africanos no ano passado, com o tempo de 30m02s, desta vez não conseguiu acompanhar o forte ritmo de Maxwell Rotich e acabou chegando em terceiro lugar, atrás de outro paulista, Damião Anselmo (Bradesco Seguros), o segundo colocado, com 54 segundos atrás do campeão ugandense.

Antes de Altobeli, por vários anos só deu quenianos e tanzanianos na “28”, prova que segue mantendo um alto conceito no pedestrianismo brasileiro. Neste ano, além dos africanos, a corrida rústica de Apucarana teve a presença de argentinos e atletas de elite de São Paulo, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Mato Grosso do Sul, além de Paraná.

“O jovem atleta de Uganda, que veio pela primeira vez ao Brasil, disputou várias corridas e acumulou ótimos resultados nos últimos meses. Ele disse aos jornalistas que se preparou muito bem para essa prova. “Fiquei surpreso com o grande número de pessoas nas ruas incentivando os atletas”, afirmou Maxwell.

Na prova feminina dos 5 km, a vitória ficou com a queniana Paskalia Chepkorir, deixando para trás quatro brasileiras que subiram ao pódio com ela. A vantagem da atleta do Quênia foi de incríveis 2m21s para a segunda colocada.

Nos 5 km masculino, brilharam os atletas de Maringá da Acorremar. Fernando Fernandes foi o campeão, seguido de Marcelo Souza e de Alex Moraes em terceiro, todos da “Cidade Canção”.

Ao final da prova, o prefeito Beto Preto cumprimentou o grande público e os competidores, agradecendo pela colaboração no evento. “A corrida é parte integrante da programação comemorativa ao aniversário de 74 anos de Apucarana e, felizmente, mais uma vez tivemos sucesso absoluto na organização”, avaliou o prefeito.

Ele lembrou que a partir de 2013 a Prova 28 de Janeiro vem quebrando sucessivos recordes de inscritos. “Neste ano tivemos 3.100 atletas participantes e isso como consequência do apoio que estamos direcionando aos esportes e ao empenho da nossa equipe da Secretaria de Esportes”, assinalou Beto Preto.

O técnico de fundistas e agenciador de atletas africanos, Moacir Marconi, o “Coquinho”, que há mais de duas décadas traz ao Brasil corredores de elite, mais uma vez elogiou o nível de organização da Prova 28 de Janeiro. “A corrida rústica apucaranense é sem dúvida uma das mais importantes do calendário brasileiro e muito valorizada pelos principais fundistas do país”, destacou Coquinho, cumprimentando o prefeito Beto Preto e a secretária de Esportes e Juventude, Jossuela Pinheiro e sua equipe pelo sucesso do evento.

A cerimônia de premiação contou com as presenças dos deputados federais Enio Verri e Sérgio Souza, do vice-prefeito Junior da Femac; presidente da Câmara, Mauro Bertoli; Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Carlos Roberto Pereira; presidente da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), Júlio Makuch; prefeito de Cambira, Emerson Toledo; do chefe de gabinete da senadora Gleisi Hoffmann, Arilson Chioratto, além de vereadores, secretários municipais.

RESULTADOS:

10 KM – MASCULINO

1 – MAXWELL ROTICH – COQUINHO/FILA/BIOLEVE (29:57)

2 – DAMIÃO ANCELMO DE SOUZA – BRADESCO SEGUROS (30:51)

3 – ALTOBELI SANTOS SILVA – PINHEIROS-SP/MARINHA (31:01)

4 – PAULO ALMEIDA – GEMEOS/SKECHERS/BELENENSE (31:19)

5 – CEZIDIO NETO – ACORREMAR/BIG POWER (31:31)

10 KM – FEMININO

1 – LEAH JEROTICH – COQUINHO FILA/BIOLEVE (34:20)

2 – TATIANE RAQUEL DA SILVA – B3 ATLETISMO (36:17)

3 – TATIANA DE SOUZA ARAUJO – CÂNDIDO MOTA (36:28)

4 – MARCELA GOMEZ CORDEIRO – CRUZEIRO E. CLUBE (36:30)

5 – FELISMINA CAVELA – ASS. ESPORTIVA MÁRCIO SILVA (36:36)

5 KM – MASCULINO

1 – FERNANDO FERNANDES – ACORREMAR/EXÉRCITO (15:42)

2 – MARCELO BARBOSA DE SOUZA ACORREMAR (15:50)

3 – ALEX FERRAREZ DE MORAES – ACORREMAR (16:09)

4 – JEFERSON ALBERTO DOS SANTOS (16:21)

5 – JOSÉ ADEMIR MESTRIA- EQUIPE RUNNERS ARAPOTI (16:49)

5 KM – FEMININO

1 – PASKALIA CHEPKORIR – COQUINHO FILA/BIOLEVE (16:25)

2 – GRAZIELE ZARRI – CENTRO VOCACIONAL (18:46)

3 – DRIELLY APARECIDA NUNES DE SOUZA – ACORREMAR (18:51)

4 – BIANCA VITORIA DOS SANTOS CENTRO VOCACIONAL (19:14)

5 – LIDIANE BATISTA DOS SANTOS – DAMIÃO (19:44)

Compartilhe

Search

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber