Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Apucarana se consolida como polo de formação profissional

.

Apucarana se consolida como polo de formação profissional - Foto: Divulgação
Apucarana se consolida como polo de formação profissional - Foto: Divulgação

Vinte e cinco profissionais da área de saúde formaram a primeira turma do Programa de Residência em Saúde de Apucarana. Desenvolvido pela Autarquia Municipal de Saúde, o programa consolidou o município como polo na formação de profissionais. A AMS oferece desde 2016 um programa em Residência Médica e três programas de Residência Multiprofissional: nas áreas de atenção Básica e Saúde da Família; Saúde Mental; e Enfermagem Obstétrica, com ênfase em Rede Cegonha. Atualmente, o município negocia a vinda de mais uma modalidade de residência em Medicina junto a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Na cerimônia de entrega de certificados, quinta-feira, o superintendente da Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana, lembrou que tudo começou com a conquista junto ao Ministério da Saúde dos programas de Residência Multiprofissional e Residência Médica pela Autarquia Municipal de Saúde. “As inúmeras idas do prefeito Beto Preto a Brasília com esse propósito garantiram que os programas de residência realmente acontecessem na nossa cidade”, disse Marcelo Viana, que destacou a avaliação positiva da atuação dos residentes nas UBS. “Só tenho recebido elogios, tanto da população como dos servidores”, assinalou Viana.O prefeito Beto Preto destacou a luta no campo político para trazer os programas para Apucarana. “Ninguém acreditava que podia dar certo, mas vencemos pela perseverança após várias idas a Brasília, focado neste objetivo. Nosso credenciamento foi o último a ser autorizado pelo Ministério Saúde em 2015”, lembrou Beto Preto.Conforme avaliou o prefeito, essa formatura é a primeira de muitas. “Os três programas de residência multiprofissional da AMS já são uma realidade, mas vamos ampliar as ofertas de cursos. Está adiantado o entendimento para que, junto com a Universidade Estadual de Londrina, possamos oferecer a residência em psiquiatria”, anunciou Beto Preto.

PIONEIRO
O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, ressalta que Apucarana é um dos poucos municípios que disponibiliza residência multiprofissional e médica no Paraná. A coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Francieli Smanioto, reforça que o município oferta a única residência multiprofissional em saúde mental do Paraná. “Fomos uma das primeiras autarquias de saúde do sul do país a conseguir credenciamento de residência multiprofissional junto ao Ministério da Saúde”, comenta.Além de ampliar capacidade de atendimento da rede municipal de saúde com 54 profissionais residentes, o programa abriu as portas para oportunidades de capacitação para dezenas de servidores do município.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber