Apucarana

Corrida “28” é lançada com homenagens

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Corrida “28” é lançada com homenagens
Corrida “28” é lançada com homenagens

Em evento realizado no auditório da Unimed de Apucarana foi lançada, na noite desta quinta-feira (25), a 56ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro, que neste ano terá recorde de participantes. São 3100 atletas que vão disputar a “Vinteotinha” e as corridas de 5 e de 10 Km.

continua após publicidade

A competição, que será disputada neste sábado (27), vai abrir o calendário esportivo apucaranense e faz parte das comemorações do 74º aniversário do município.

Estiveram presentes no lançamento o prefeito Beto Preto; a secretária municipal de Esportes e Juventude da Prefeitura, Jossuela Pinheiro; a doutora Marly Hirata Figueiredo, presidente da Unimed Apucarana; o gerente de relacionamento de pessoas físicas da Caixa Econômica Federal, Leonardo Luiz; Evelise Berton, representando o gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi; demais autoridades da cidade e vários integrantes da equipe Pé Vermelho.

continua após publicidade

No lançamento da tradicional prova foram homenageados o professor de educação física Juraci Pereira Barbosa e o empresário João Dias. Eles receberam do prefeito Beto Preto e da secretária Jossuela, placas de honra ao mérito pelos serviços prestados ao esporte apucaranense.

Formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas, a Faficla (hoje Unopar), Juraci foi o fundador da equipe Pé Vermelho que completa 20 anos de atividades em 2018. Ex-praticante de atletismo, Juraci se dedica às aulas de condicionamento físico nas academias da cidade. Foi técnico de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes, organizador da Prova 28, preparador físico do Apucarana Atlético Clube (AAC) e da seleção apucaranense de futsal adulto.

Proprietário de uma loja de calçados na cidade, João Dias, hoje é um dos atletas mais experientes da “Pé Vermelho”, atuando ainda como incentivador e divulgador da agremiação que mais uma vez vai estar disputando a prova pedestre mais antiga do Paraná.

continua após publicidade

“Todo ano é uma honra participar da organização da prova que entra em sua 56ª edição e que chegou a ser a segunda do Brasil, ficando somente atrás da Corrida de São Silvestre (São Paulo). A nossa prova tem o charme e a força da população que vai para as ruas”, destacou o prefeito.

Ele ainda parabenizou toda a equipe da Secretaria de Esportes e Juventude pelo trabalho desenvolvido e enalteceu o número de participantes na prova que vai ocorrer neste sábado.

 ESTRUTURA MÉDICA – Responsável por um evento que atenda as normas da Confederação Brasileira de Atletismo, a comissão organizadora da 56ª Prova 28 de Janeiro colocará uma grande estrutura médica à disposição dos 3.100 atletas inscritos na corrida de amanhã. O atendimento será garantido pela soma de esforços da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), da Faculdade de Apucarana (FAP) e do Corpo de Bombeiros.

continua após publicidade

A AMS disponibilizará ambulância, enfermeiros e técnico de enfermagem. A FAP participa com alunos dos cursos de fisioterapia e enfermagem que, supervisionados por professores, prestam atendimento aos atletas que completam o percurso e necessitam de cuidado para se restabelecer com mais rapidez. Os Bombeiros, por sua vez, reforçam a estrutura médica com uma ambulância e socorristas.

A prova será disputada em três categorias, a Vinteoitinha, a prova de 5 Km e a de 10 km. “Contamos com uma estrutura médica que atende as normas de uma corrida pedestre oficial no país. Temos atletas de 5 a 75 aos e prezamos por garantir a segurança de cada um deles”, afirma a secretaria de esportes, Jossuela Pinheiro.