Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Aposentado cuida de pé de jaca há 26 anos; árvore produziu 70 frutos nesta safra

.

Image Background

Um pé de jaca (fruto da Artocarpus heterophyllus ou jaqueira) plantado em frente à residência do aposentado Valdomiro Gonçalves, de 58 anos, na Rua Epitácio Pessoa, no Jardim Trabalhista, próximo ao Parque do Japira, na zona leste de Apucarana (norte do Paraná) continua produzindo muito e fazendo a alegria da família, amigos e dos vizinhos do aposentado. Neste ano a árvore produziu 70 frutos nesta safra, e ele distribui frutas gratuitamente para todos.  Valdomiro conta que as pessoas passam pelo local e param para observar a exuberância da árvore. 

Neste ano a jaqueira plantada pelo 'seo' Valdomiro
produziu 70 frutos -  Foto: TNONLINE

"Plantei essa jaqueira há 26 anos e cuido dela com muito zelo e aí vem a recompensa dos frutos, que ficam maduros em janeiro e em fevereiro caem todos. Em um determinado ano já cheguei a colher 92 jacas; esse foi o recorde", destaca.

Segundo ele, o fruto chega a pesar até 15 quilos. "A fruta é muito gostosa e distribuo jacas para vizinhos e também para quem para aqui e pede, mas algumas pessoas ficam até curiosas, pois não conhecem a fruta", diz Valdomiro. 

A jaca chega a pesar até 15 quilos - Foto: TNONLINE

Ele frisa, no entanto, que por precaução não se deve passar embaixo da jaqueira. "Nesses 26 anos nunca caiu jaca na cabeça de ninguém, mas sempre é bom ter precaução", recomenda o aposentado.

Fruto nutritivo
A jaca contém uma quantidade elevada de nutrientes como vitaminas, minerais, eletrólitos, fitonutrientes , carboidratos, fibra, gordura e proteína. 

A fruta é uma boa fonte de calorias, mas não contêm colesterol ou gorduras saturadas. A jaca é rica em antioxidantes que protegem contra o câncer, envelhecimento e doença degenerativa.

Devido ser rica em antioxidantes, a fruta também melhora a visão e protege contra catarata e degeneração macular.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber