Apucarana

Apucarana formaliza mais de 300 empresas em 2017

Da Redação ·
Apucarana formaliza mais de 300 empresas - FOTO TRIBUNA DO NORTE
Apucarana formaliza mais de 300 empresas - FOTO TRIBUNA DO NORTE

Os atendimentos da Sala do Empreendedor de Apucarana cresceram 24,7% em 2017, chegando a 11,1 mil serviços prestados. Foram, ao todo, mais de 300 novos Microempreendedores Individuais (MEIs) cadastrados ao longo do ano. Para 2018, mudanças na lei devem fazer com que mais pessoas se enquadrem na categoria.

continua após publicidade

Foram atendidos em 2017, na Sala do Empreendedor, 1,3 mil MEIs, sendo 307 novos empreendedores. O restante são MEIs que se cadastraram em anos anteriores, mas que recebem acompanhamento dos agentes do órgão. De acordo com Leila Barbosa Tonelli, que é agente de crédito e desenvolvimento da Sala, vários serviços são oferecidos gratuitamente.

“Através do nosso trabalho e parceria com o Sebrae e Unespar, os microempreendedores contam com apoio em todas as etapas do negócio, como consultorias de marketing, finanças e planejamento estratégico, oficinas que ensinam como lidar com fornecedores e também com clientes, além de acesso a crédito simplificado através do Fomento Paraná, com os menores juros do mercado. Tudo gratuito”, destaca ela.

continua após publicidade

Leila ressalta ainda que os MEIs da cidade recebem auxílio para conseguir o alvará de funcionamento da prefeitura e também a vistoria do Corpo de Bombeiros. O único custo burocrático para eles é o recolhimento mensal do INSS, que é de R$ 47,70, que dá direito a benefícios do órgão federal, como auxílio-doença e aposentadoria.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA TRIBUNA DO NORTE - DIÁRIO DO PARANÁ