Apucarana

Bombeiros orientam sobre manuseio de fogos de artifícios

Da Redação ·
Loja de fogos de artifício:  Bombeiros recomendam atenção especial no manuseio - Foto: Marcos Lavezo / G1
Loja de fogos de artifício: Bombeiros recomendam atenção especial no manuseio - Foto: Marcos Lavezo / G1

O barulho e o colorido dos fogos de artifício vão marcar a chegada de 2018 para muitos moradores de Apucarana. Considerada a época de maior procura pelos produtos, a semana que antecede o Réveillon já registra alta de mais de 70% na venda dos fogos no município em relação aos meses anteriores.

continua após publicidade

Muitas famílias fazem do show pirotécnico de final de ano uma tradição. O espetáculo encanta, mas também oferece riscos. Todos os anos, a falta de cuidado com o manuseio destes produtos acaba mais cedo com a festa de muita gente. Para evitar os acidentes, alguns cuidados são necessários.

A primeira recomendação do Corpo de Bombeiros é comprar fogos apenas em lojas vistoriadas pela corporação –o alvará deve estar fixado em local visível.

continua após publicidade

Outra dica é para que o lançamento dos foguetes seja feito apenas em lugares espaçosos, com circulação de ar e também descobertos, para não bloquear a trajetória da carga. Não se deve acender os fogos próximo ao rosto, apontar o produto em direção a outra pessoa e nem colocar o produto em garrafas ou tijolos, explicam integrantes da corporação.

Os Bombeiros lembram que outro erro comum é tentar reacender o foguete depois do produto ter falhado. Essa é a maior causa de acidentes. O consumo de bebida alcoólica também é um fator que leva a acidentes. Fogos de artifício e bebida alcoólica são produtos que não combinam.

No caso de acidente, Bombeiros orientam que a vítima lave a parte atingida com água corrente e, em caso de hemorragia, estanque o local atingido e eleve o ferimento.

continua após publicidade

Nunca deve ser passado nenhum produto no local atingido e procurar um atendimento especializado ou ligar para o Corpo de Bombeiros (telefone 193) é o indicado.

Fogos de artifício - principais cuidados
Quem for manusear os fogos de artifício não deve ingerir bebidas alcoólicas;
Não permitir que crianças manuseiem os fogos;
Sempre comprar em lojas com o certificado do Corpo de Bombeiros e com a liberação da DEAM (Delegacia de Armas e Munições);
Sempre que possível adquirir os fogos que estão equipados com bases de apoio ou suportes para serem instalados e disparados do chão;
Evitar soltar os fogos “na mão”, sempre usando extensores, suportes e luvas quando possível;
Ler e seguir as instruções nos rótulos das embalagens;
Cuidado para não soltar embaixo de árvores ou fiações elétricas.
Muitas pessoas não acionam o corpo de bombeiros quando ocorre um acidente. Buscam diretamente o socorro nos pronto socorros dos hospitais, buscando com isso fugir de serem admoestados pelo uso incorreto dos fogos que causaram o acidente.
Além disso, conferir o certificado de garantia dos fogos, dispará-los apenas ao ar livre e não tentar acender artefatos que falharam são regras úteis para evitar transtornos que podem terminar com a festa de amigos e familiares.

Fonte: Corpo de Bombeiros